A Secretaria de Transportes de Macaé vem instalando nas pistas das vias públicas do município um complemento dos tachões para a redução de velocidade. O material será experimentado durante 90 dias. Será permanente, caso consiga cumprir a dupla finalidade: reduzir a velocidade dos veículos, diminuindo o índice de acidentes nas pistas, e reduzir os problemas causados aos carros.
A secretaria recebe, através da Câmara de Vereadores, uma média diária de cinco a seis pedidos de instalação dos redutores de velocidade conhecidos como tachões, até mesmo em ruas internas dos bairros da cidade, em que há grande fluxo de veículos ou mesmo em ruas mais tranqüilas, onde os motoristas imprimem alta velocidade a seus carros. Nos pedidos, as associações de moradores e outras instituições alegam que os motoristas são indiferentes às placas de trânsito indicativas de hospitais e escolas. Ao lado dos pedidos de instalação dos tachões, a Secretaria recebe reclamações de proprietários de veículos quanto aos problemas de estabilização e alinhamento, ocasionando despesas extras em oficinas.
Para atender aos dois interesses conflitantes, o secretário de Transporte Fernando Magalhães e a engenheira de Trânsito, Laismeire Meirelles estudaram uma solução conciliatória, e encontraram um sistema chamado de “traffic calm”, do qual faz parte o complemento abaulado, redutor fixado ao lado dos tachões. “A peça é dupla e sua distância obedece às mesmas medidas do comprimento do eixo das rodas dos veículos. Para passar corretamente, sem causar dano ao veículo, o motorista terá, obrigatoriamente, de diminuir a velocidade”, afirmou o secretário. Segundo Fernando, isso exige mudança de comportamento, e leva algum tempo para os motoristas se acostumarem.