logo

Transporte Universitário beneficia 2,7 mil

03/01/2006 17:30:24 - Jornalista: Janira Braga

O Transporte Social Universitário (TSU) da prefeitura de Macaé beneficia 2,7 mil acadêmicos com 62 ônibus para as unidades de ensino superior de Campos, Rio, Niterói, Silva Jardim, Cabo Frio, além dos alunos dos distritos que estudam em Macaé. Os universitários do TSU irão, neste ano, intensificar a participação em projetos sociais do município, visando uma melhor integração entre sociedade e a classe acadêmica.

- O comprometimento dos universitários nos projetos sociais foi demonstrado com a participação de alunos de medicina, odontologia, direito, educação física, administração e comunicação social nas atividades do projeto Bairro Cidadão, que foi realizado no Visconde de Araújo em novembro – pontuou o coordenador geral do TSU, Mauro Maia.

Nesta terça-feira (3), os universitários receberam, no gabinete do prefeito, o certificado de participação do Bairro Cidadão, o que irá contar horas de estágio nas faculdades. “O TSU, implantado no ano passado, veio para regulamentar o transporte universitário. Em contrapartida, os estudantes podem atuar em trabalhos sociais da cidade. Também vamos desenvolver projetos com a iniciativa privada”, destacou Maia.

O estudante de direito de uma faculdade em Campos, João Felipe, de 22 anos, afirmou que a participação em projetos sociais beneficia tanto aos alunos, que podem exercer a profissão que almejam, quanto à população. “Pretendo continuar a participar de todos os projetos sociais que forem apresentados”, ratificou o também estudante de direito de uma faculdade de Silva Jardim, João Costa, de 23 anos.

Já o acadêmico de educação física de uma universidade de Campos, Clayton Moraes, de 28 anos, afirmou que a qualidade dos ônibus do TSU é “ótima”, promovendo uma economia aos alunos. “Estudo na Uerj, no Rio, vou aos domingos e volto às sextas pelo TSU. Com isso, posso vir a Macaé todos os finais de semana e economizo R$ 200”, informou a estudante de odonto de 20 anos, Mariana Rangel.

Já o aluno de medicina Cláudio Júnior, de 18 anos, ressaltou que a participação do TSU nos projetos sociais ajuda o futuro profissional a acumular experiência. “Com as ações sociais, conhecemos os problemas e podemos ajudar”, disse. Também participou da entrega dos certificados o assessor do TSU, Salazar Silva.