logo

Tratamento a idosos é tema da 1ª Semana Científica das ILPI

25/10/2013 10:49:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Paisi promoveu nesta semana a 1ª Semana Científica das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

Em 2012, 7,7% da população do município era constituída por pessoas com mais de 60 anos de idade. Ou seja, 16.802 pessoas numa população de 217.951 habitantes. A informação é da gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), Analucia Jardim.

- É necessário urgência para a criação de serviços alternativos de cuidado ao idoso mais fragilizado pela idade. O envelhecimento é uma realidade, sendo preciso dar um fim à violência contra esta faixa etária, que ocorre pelo abandono e pela privação de direitos. Para isso, Macaé tem de se preparar - avalia.

O Paisi promoveu entre os dias 21 e 23 a 1ª Semana Científica das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O evento foi realizado no Auditório do Hospital São João Batista e reuniu cerca de 90 pessoas.

Foram abordados temas concernentes à importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas), enfocando o idoso em vulnerabilidade social. Quem ministrou esse conhecimento foi a assistente social do Ministério Público Josiane Carvalho. Isso foi na segunda-feira (21).

Já na noite do dia 22, o médico oncologista Sávio Mussi refletiu sobre os cuidados paliativos com os idosos, cuja situação de saúde esteja grave, enquanto que a psicóloga e professora da faculdade Estácio de Sá, Ana Lúcia Couto, levou aos presentes quesitos sobre a finitude da vida.

Na quarta-feira (23), ultimo dia da 1ª Semana Científica das Instituições de Longa Permanência para Idosos, os aspectos nutricionais desse público foram tratados e devidamente explicados pela doutora em nutrição Renata de Amorim. Seguido ela, foi a vez da enfermeira Ângela Carlos do Amaral, que é coordenadora da comissão de Pele do Hospital Ferreira Machado, em Campos, falar a respeito da prevenção e do tratamento das úlceras por pressão.

- O grande objetivo desse evento foi integrar as ações e serviços para os idosos, capacitar os profissionais que os atendem, integrar os poderes públicos e instituições, a fim de promover a visibilidade à questão do idoso, que está afastado da vida social – explica Analúcia Jardim.

Ela conta que Macaé precisava ter tratamento interdomiciliar pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e pelo Suas mais Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e mais Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), pois o envelhecimento é um fato real na nossa sociedade.

Um trabalho de qualidade oferecido em Macaé

No Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), que fica na Rua Dr. Bueno 190, há o atendimento a 3.200 idosos inscritos por profissionais como: geriatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

O Paisi é uma unidade de referência em saúde do idoso. Para ele ser atendido tem que apresentar encaminhamento de unidade de saúde e estar dentro dos critérios estabelecidos pelo órgão público, como por exemplo, doença de internação hospitalar recente e outras.

De acordo com a gerente do Paisi, Analucia Jardim, idosos são atendidos nos aspectos social, psicológico e físico, de modo integral. “Ele passa por uma avaliação geriátrica ampla, é analisado no humor, no estado nutricional e na funcionalidade, além da parte motora. A partir dos diagnósticos encaminhamos esse público para os nossos serviços”, diz.

Grupos de apoio também funcionam no Paisi. Para os cuidadores de idosos com Alzheimer e seus familiares existe um grupo de apoio. Para os familiares e portadores de Parkinson também existe uma reunião. Lá, ainda ocorre o grupo de Memória para as pessoas idosas que estão com declínio da memória e esquecimento constante.

O Paisi encaminha profissionais para atender nas Instituições de Longa Permanência para Idosos em Macaé e tem parceria com as faculdades de Nutrição, Farmácia e Serviço Social, que enviam estagiários para atuarem nesse órgão público.