logo

Treinamento capacita professores em educação ambiental

22/06/2006 12:52:52 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), foi realizado no Auditório da Guarda Municipal de Macaé, o treinamento de Capacitação em Educação Ambiental de professores da rede Municipal de ensino, para o Projeto de Reciclagem de Garrafas Pet. O curso faz parte do convênio entre a prefeitura de Macaé, Usina Termoelétrica Termo Macaé, a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto, que tem recursos provenientes da compensação ambiental pela instalação no município da Termoelétrica, visa a recuperação da bacia hidrográfica do Rio Macaé e é uma das etapas do programa de Reciclagem de Garrafas Pet e da formação da Cooperativa de Catadores, da prefeitura de Macaé. A prefeitura está reformando a antiga usina de resíduos de obras, no Novo Horizonte, onde funcionará agora a usina de reciclagem de Pet.

- A prefeitura entra com o espaço físico reformado, e a Termo Macaé está adquirindo os equipamentos para a unidade de reciclagem e equipamentos de proteção para os catadores exercerem o trabalho. O objetivo maior é a educação ambiental voltada para a rede municipal. Os professores repassarão os ensinamentos aos alunos, que serão multiplicadores junto às suas famílias. Esse é o primeiro passo para a conscientização da comunidade, principalmente a população ribierinha, onde estão localizados os principais problemas sociais e ambientais, destaca o sub-secretário de Meio Ambiente, Carlos Renato.

A pedagoga Fátima Casarin, especializada em gerenciamento de Recursos Hídricos aplicados no planejamento urbano municipal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ressalta a importância da participação dos professores que convivem dia-a-dia com os estudantes.

- Como agentes multiplicadores, os professores podem sensibilizar os alunos quanto a questão do lixo e da preservação dos corpos hídricos, disse.

O curso abrange o problema do lixo, o que é reciclagem e seus benefícios, produtos produzidos a partir do pet reciclado, educação ambiental como apoio à coleta seletiva do lixo, o que não pode ser reciclado, uso racional dos recursos hídricos, etc.

Na nova usina de reciclagem de Pet, o material recebido será separado, prensado e comercializado. “Uma pequena parte desse material vai ser reutilizado para a confecção de vassouras e fios para camisas”, explicou Carlos Renato, acrescentando que no futuro também está prevista a elaboração de uma cartilha sobre reciclagem de resíduos que será utilizada na grade de ensino da rede municipal.

- Essa capacitação é uma ponta do processo que faz parte de uma mudança de comportamento, que visa a melhoria da qualidade de vida da população, com a sustentabilidade do patrimônio natural. Esse convênio do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Termo Macaé, não seria possível sem o apoio e a parceria sólida da prefeitura de Macaé, ressaltou Márcio Cabral, analista de meio ambiente da Termo Macaé.

O projeto de Reciclagem de Garrafas Pet tem a participação das secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Assistência Social (Semas), Trabalho e Renda (Semtre), Serviços Públicos (Semusp) e Procuradoria Geral do Município (Progem).