logo

Treinamento para situações de emergência prepara agentes de trânsito

07/12/2015 16:59:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Agentes são preparados para realizar o primeiro atendimento, até a chegada do socorro

O curso voltado aos agentes de trânsito para que eles não só atuem para disciplinar o trânsito, mas também que tenham a sensibilidade para detectar, prestar apoio e realizar atendimento emergencial, se necessário, começou na última semana. A intenção é que uma equipe de cem profissionais passe por esta formação voltada à atuação em situações de emergência. Eles foram divididos em cinco turmas de 20, que receberão, por meio de demonstrações teóricas e práticas, o treinamento.

O curso é uma iniciativa do projeto "Resgatando Vidas", uma parceria entre o Hospital Público Municipal (HPM) e a Mobilidade Urbana. No conteúdo, além da apresentação teórica, há, inclusive, uma simulação de parada cardiorrespiratória, o que permite a melhor assimilação da abordagem, além de outros procedimentos que podem ser utilizados em diversas situações de urgência.

- É muito importante que os agentes de trânsito recebam formação voltada ao atendimento de emergência, pois assim estarão alinhados com a função de servidor público. Trabalhando de forma organizada, estes agentes que estão na rua cuidando das pessoas podem salvar muitas vidas – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

O treinamento está sendo ministrado pelo médico intensivista, que coordena o Centro de Estudos do HPM, Joel Tavares. De acordo com ele, é importante que os agentes de trânsito estejam habilitados para realizar o primeiro atendimento, principalmente nos casos de parada cardiorrespiratória.

- Entre a parada e a chegada do socorro, prestar atendimento no local para não perder tempo no salvamento da vida do paciente é fundamental. E são agentes que estão sempre por perto, presentes em eventos com grandes aglomerações, que possuem fácil comunicação, além de serem parceiros que se tornarão células multiplicadoras das informações que receberem - pontuou Joel.

Elogiada pelos agentes de trânsito que passaram pelo curso, a iniciativa de proporcionar o treinamento para atuar em situações de emergência em locais públicos até a chegada do socorro especializado, de acordo com eles, pode fazer a diferença.

– Achei que o curso foi de grande valia, tanto para a minha atuação profissional, quanto para o meu dia a dia. O conteúdo nos foi transmitido de forma objetiva e prática, o que nos dá condições e confiança para atuar diante dessas situações. Só tenho a elogiar a metodologia utilizada e a iniciativa desta parceria entre a Mobilidade Urbana e o HPM para esta formação – finalizou o agente de trânsito Artur Leonardo.


Fotos Relacionadas