Foto: Robson Maia
Novas bombas vão melhorar escoamento de águas pluviais durante chuvas
Um reforço de peso para o escoamento da água pluvial foi articulado nesta sexta-feira (11) pelo prefeito Riverton Mussi. Com respaldo técnico de engenharia, o prefeito solicitou à empresa responsável pelas obras da primeira fase da macrodrenagem em Macaé, o Consórcio CBPO/Zadar, a implantação de bombas no braço do canal Fábio Franco, na esquina com a Rua Télio Barreto, em frente à casa de bombas. O objetivo é garantir melhor escoamento da água pluvial.
- Trata-se de uma medida provisória, mas que vai contribuir para o fluxo do escoamento da água neste período de chuvas. As bombas novas vão somar à vazão das outras duas bombas e ajudar a escoar a água, enquanto as obras definitivas estão em andamento – detalhou o prefeito. Estão sendo instaladas três bombas no local e de acordo com os engenheiros da empresa, a primeira delas fica pronta para uso neste final de semana. As outras duas, na próxima semana.
Cada bomba nova terá a capacidade de escoar 500 litros de água do canal Fábio Franco por segundo, jogando para o Rio Macaé. As bombas atuais operam com a capacidade máxima de escoamento de 1,5 mil litro por segundo. “Um detalhe importante desse sistema de vazão da água pluvial é que as bombas são acionadas automaticamente, ou seja, quando começar a chover forte, as bombas passam a operar”, comentou o secretário de Serviços Públicos, George Jardim.
O secretário de Obras, Tadeu Campos, acrescentou que o novo sistema de bombas será substituído em 2010 por uma elevatória, mas a ação provisória vai ficar no local até ser construída de vez a elevatória. A medida vai ajudar a vazar a água pluvial dos bairros Sol y Mar, Campo D´Oste, Riviera, Campo Grande, Miramar, e bairros próximos.
Para o secretário de Gestão, Romulo Campos, a instalação das bombas provisórias é importante para um bom funcionamento do sistema em época de chuvas fortes, quando é necessária uma resposta rápida e de infraestrutura para a população.
Prefeito confere todas as obras da macrodrenagem
Em dois dias – quinta e sexta - , o prefeito Riverton Mussi vistoriou grande parte das obras de macrodrenagem em andamento em Macaé. Na quinta-feira, Riverton visitou o Novo Cavaleiros, que recebe cerca de R$ 29 milhões em obras de macrodrenagem, divididas hoje em doze frentes de trabalho.
Também na quinta, o prefeito colheu dados técnicos da instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. As intervenções no canal visam acabar com os alagamentos na região do Sol y Mar, que é mais baixa que o nível do mar. A quarta ponte segue o mesmo padrão das três já instaladas.
O alargamento dessas pontes foi necessário para aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros.
As chuvas atrasaram a conclusão dos serviços da quarta ponte, mas a expectativa é que a instalação esteja pronta em 20 dias, segundo o Consórcio CBPO/Zadar. O alargamento das pontes visa ampliar a capacidade de vazão das águas pluviais que passam pelo canal.