Foto: Bruno Campos
Espetáculos vão ser apresentados até este domingo, no Solar dos Mellos.
O mestre da dramaturgia nacional Nelson Rodrigues é o homenageado do “Novas Cenas”, programa de fomento à produção de grupos amadores de teatro, que está em sua terceira edição, com apresentações em diversos municípios do estado. Em Macaé, os espetáculos começaram nesta sexta-feira (12) e acontecerão até domingo (14), sempre às 19 horas, no Solar dos Mellos, com entrada gratuita.
No primeiro dia das apresentações, o público participou de debate com o diretor, cineasta e fotógrafo urbano, Márcio Gonçalves, após uma mostra audiovisual de Nelson Rodrigues com dados biográficos do “anjo pornográfico”, como é conhecido na história do teatro brasileiro. Em seguida, a noite foi marcada pelo espetáculo Três Vezes Nelson, com os atores de Macaé Márcio Penna e Fernando Clauscen. No palco, a comédia dramática de 40 minutos, reuniu os contos “Delicado”, “O pediatra” e “O grande Viúvo”.
Para a macaense Kikil Gomes, a iniciativa valoriza os profissionais e também proporciona entretenimento para os moradores. “Essas ações precisam ser contínuas, pois Macaé estava muito carente desses eventos, mas observo que a nova gestão municipal tem o desejo de fortalecer o calendário cultural da cidade”, afirmou.
Neste sábado (13), o festival, com apoio da prefeitura e coordenação da Fundação Macaé de Cultura, terá a peça Valsa nº6, que conta a história de uma adolescente e revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário. A apresentação é do grupo Circo Teatral e direção de Renato Neves, do Rio.
Já no domingo (14), o Novas Cenas traz O Beijo no Asfalto, a historia de um homem que após ser atropelado pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos.
O "Novas Cenas" é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro que promove a circulação pelo estado de grupos teatrais e musicais compostos por artistas em formação ou recém-formados. Entre os objetivos são: contribuir para o enriquecimento da agenda cultural nas cidades e consolidar novas companhias, além de servir de estágio para atores, músicos e técnicos que estão entrando no mercado de trabalho.
O programa está dividido em três etapas: capacitação, quando os grupos selecionados participam de oficinas; mostra; e circulação, quando os grupos apresentam suas montagens, em três municípios do estado do Rio de Janeiro. A capacitação dos grupos é composta por oito oficinas: sobre o autor, direção/interpretação, cenário, figurino, iluminação e sonorização, preparação vocal e corporal.
Nelson Rodrigues – Nasceu em Recife, Pernambuco, 23 de agosto de 1912, e morreu em 1980, no Rio de Janeiro, cidade que morou desde os três anos de idade. Foi um importante jornalista e escritor brasileiro e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. O sucesso veio com a peça Vestido de Noiva, que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros, apesar de suas peças serem tachadas muitas vezes como obscenas e imorais.
O Solar dos Mellos – Museu de Macaé - é situado à Rua Conde de Araruama 248, Centro.