As obras do trevo na entrada da Fazendo Mutum estão em fase de acabamento. Esta fase consiste na colocação de uma camada de 10 centímetros de asfalto. A obra irá desafogar o fluxo de veículos na Rodovia Amaral Peixoto. A estimativa é que tudo esteja concluído em quatro dias, se o tempo se mantiver seco.
Segundo o secretário de Obras de Macaé (Semob), Tadeu Campos, passam neste trecho de 25 a 27 mil veículos por dia. “São dados da Mactran que apontam também um grande número de carretas”, ressalta.
O trevo da Fazenda Mutum irá ajudar a diminuir o fluxo de carretas na Rodovia Amaral Peixoto, criando um novo acesso ao bairro dos Cavaleiros. “Os motoristas não precisarão mais ir até a entrada dos Cavaleiros. Eles terão como opção o contorno no trevo, atravessar a Amaral Peixoto e sair direto em São Marcos. De lá o motorista sai direto nos Cavaleiros, onde estão as empresas offshore”, exemplifica.
Para o secretário, o trevo trará também segurança às pessoas, principalmente, àquelas que trabalham nas imediações do trevo. “Uma preocupação do prefeito Riverton é que as obras do trevo evitem acidentes no trânsito”, conta.
A obra, diz Campos, contempla parte do anel viário do município. Programadas para serem entregues em dezembro, o cronograma teve que ser modificado, conta o secretário de Obras. Segundo ele, por se tratar de um cimento betuminoso (CBQU), usinado a quente. “Por isso ele não pode ser aplicado se tiver umidade. É preciso que não esteja chovendo”, relata o secretário, lembrando mais uma vez que se não chover, as obras serão concluídas em quatro dias.