O Tribunal de Contas do Estado aprovou, esta semana, a realização, pela prefeitura de Macaé, do Projeto Lagomar, um investimento orçado em R$ 29 milhões e já contemplado no Orçamento de 2006.
Segundo o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, será realizada agora a licitação para conhecimento da empresa que ficará responsável pelas obras.Tão logo ocorra a publicação do edital e aconteça a licitação, em data ainda a ser definida, a Secretaria de Obras montará o planejamento das obras e também iniciará a implantação do canteiro, para abrigar os trabalhadores e equipamentos que trabalharão no projeto.
O projeto vai beneficiar cerca de sete mil pessoas residentes no bairro, com obras de drenagem, esgotamento sanitário, rede de águas pluviais, construção de elevatórias, Estação de Tratamento de Esgoto, pavimentação asfáltica nas ruas principais e pavimentação com paralelepípedos nas demais vias, iluminação pública, entre outros benefícios.
Bairro conta hoje com mais de sete mil moradores
0 bairro Lagomar situa-se no Setor Administrativo 6, juntamente com as comunidades do Parque Aeroporto, São José do Barreto e Cabiúnas. É formado pelos loteamentos Parque Lagomar (Engenho da Praia), Balneário Lagomar, Praia da Cigana, Santa Rosa, e parte do São José do Barreto e ocupa área de 16%, com 429,93ha, da área total do SA 6 (2.695,3ha.)
O Lagomar vem apresentando grande crescimento urbano nos últimos anos. Segundo Pesquisa Domiciliar efetuada em 2001/2002 pelo Programa Macaé Cidadão, a localidade contava com 1.285 residências e população de 4.232 pessoas. Hoje, o IBGE aponta para uma população de quase sete mil pessoas.
Antigamente, esta área era formada por manguezais e vegetação de restinga, estando o mangue sujeito a inundações freqüentes. A ocupação urbana do Lagomar aconteceu há cerca de 30 anos, com maior intensidade depois da instalação da Petrobras, quando Macaé começou a viver uma forte especulação imobiliária, afastando parte de seus moradores para as periferias.
Nos últimos anos, o Lagomar e suas localidades apresentam desenvolvimento acentuado, com novas construções surgindo quase que diariamente, trazendo alguns problemas de infra-estrutura. A falta de planejamento ocupacional faz com que até hoje a população vivencie problemas estruturais, com carência de saneamento básico, iluminação e calçamento de ruas. Hoje, o bairro já conta com grande parte das ruas pavimentadas, coleta regular de lixo, escolas, unidades de saúde e alguns locais de lazer. Para sanar essas carências é que a Prefeitura de Macaé elaborou o Projeto Lagomar, que vai dar melhor qualidade de vida a todos que ali vivem.
O bairro e suas localidades são cortados pela Rodovia Amaral Peixoto, que separa o bairro em duas partes: a que se situa na orla marítima e a que faz divisa com as localidades de São José do Barreto e Cabiúnas.
Drenagem e saneamento serão as primeiras ações do Projeto Lagomar
As primeiras ações do Projeto Lagomar serão a drenagem das águas pluviais e o saneamento. As tubulações das águas pluviais serão direcionadas ao Canal Macaé/Campos, que captará essas águas. Também nas proximidades do canal será construída a ETE do Lagomar, que vai captar o esgoto do bairro. Depois dessas ações iniciais, a prefeitura vai começar a pavimentação e a iluminação das ruas e as demais ações contempladas no Projeto.