A Secretaria de Educação de Macaé já está com tudo pronto para a volta às aulas nas 110 escolas da rede municipal de ensino. Os profissionais de ensino vão se apresentar no próximo dia 11, e no dia 12, eles participam do Encontro de Porfessores, evento de reciclagem promovido pela Secretaria em todo começo de ano letivo. Os alunos da rede municipal voltam às aulas no dia 13.
A expectativa é de que o Encontro de Professores reúna cerca de duas mil pessoas no Centro de Convenções Roberto Marinho (Macaé Centro), das 13h às 17h. Na programação, uma conversa com a secretária Milmar Pinheiro, que vai fazer uma retrospectiva das ações da prefeitura na área de Educação nos últimos três anos. Além disso, professores e diretores de escola participam de palestra com a consultora internacional de Educação, Elvira de Souza Lima, que vai falar sobre “Diversidade na Escola”.
De acordo Milmar Pinheiro, este ano a rede municipal de ensino está recebendo 4,2 mil novos alunos. Com as novas matrículas, a rede municipal de ensino passa a ter cerca de 40 mil estudantes – dois mil a mais do que o ano passado. “Isso porque em média dois mil alunos saem da rede por ano, a maioria por estar concluindo o Ensino Fundamental”,explicou a secretária.
A principal novidade deste ano letivo é o início do sistema de período integral em 60 escolas da rede. Como a procura pelas escolas municipais foi cerca de 15% maior do que em 2007, a prefeitura está investindo na ampliação e construção de salas de aula e em três novas escolas. Além disso, a Secretaria de Educação convocou 108 novos professores, aprovados no concurso de 2004 e que já estão sendo contratados.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, a maioria dos novos alunos não é macaense, e sim formada por crianças e adolescentes de famílias de outros municípios e estados que estão se mudando para a cidade. Dos outros estados, a maior parte dos novos alunos veio do Nordeste.
- Os dados da Educação comprovam o crescimento populacional de Macaé, que é 18% além da média nacional. Recebemos aqui pessoas de todo o lugar do país, e apesar de termos um orçamento alto comparado com cidades do mesmo porte, as nossas demandas são muito maiores. Os investimentos em Saúde e Educação consomem nada menos que 40% dos recursos do município, disse o prefeito Riverton Mussi.
Novas escolas e salas de aula
Além das reformas e ampliações de salas feitas em 2007, a prefeitura está concluindo uma nova escola de Ensino Fundamental no distrito do Sana, que vai funcionar em horário integral. Este ano, também serão construídas mais duas escolas de Educação Infantil no Aeroporto e nos Cavaleiros e uma escola de Ensino Fundamental no Barreto.
Pelos dados da Secretaria de Educação, este ano houve um aumento na procura por vagas de Maternal – nas creches, para crianças a partir de dois anos – e para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- O EJA nos surpreendeu. Começou em 2005 com um número bem pequeno de alunos. Hoje, já temos cerca de quatro mil inscritos. Isso mostra a importância que as pessoas estão dando para a necessidade de ter um bom nível de escolaridade para enfrentar melhor o mercado de trabalho, comentou a secretária.