logo

Tudo pronto para a “Paixão de Cristo”

11/04/2006 10:56:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Pela décima terceira vez, o espetáculo teatral “A Paixão de Cristo” está cartaz em Macaé, peça que já faz parte da tradição da Semana Santa na cidade. Serão sete apresentações no Teatro Municipal, cada uma com 500 lugares disponíveis. As apresentações, com entrada franca, começam nesta quarta-feira (12), às 20h, e vão até domingo. O espetáculo está sendo organizado pela Fundação Macaé de Cultura.

São 25 atores macaenses em cena. Segundo o autor e diretor da peça, Cyrano Rosalém, o trabalho tem características que o diferencia dos anteriores. “Procuro ser fiel à Bíblia. Tirei a construção gramatical da segunda pessoa e passei para a terceira pessoa e fiz a montagem mais coloquial e menos empostada”, compara. Cyrano é formado pela Fundação Brasileira de Teatro e sua concepção neste evento é mostrar a história bíblica com visão de 2006. “Busco tratar também, com exclusividade, os três anos da vida de pregação de Cristo, enquanto que outras paixões preferem tratar o nascimento e a Via Sacra”, explica.

A Paixão de Cristo vai durar uma hora e dez minutos. O autor e diretor é estudioso da Bíblia, considerando-se um cristão praticante. Ele veio a Macaé convidado pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, que também participa do espetáculo como diretora de gestos e coreografia. Segundo ela, o objetivo de seu trabalho nesta edição do espetáculo é buscar a preparação dos atores para que encontrem a espontaneidade dos gestos, característica principal do trabalho nesta peça.

Na condição de presidente da FMC, Ivana ressalta que o elenco e a parte técnica são compostas por macaenses. Como coreógrafa e artista, ela disse que sempre tem prazer em interagir em espetáculos desta grandeza para a cidade. Desde 1997, Ivana é coreógrafa do espetáculo.

De acordo com o ator Aldebaran Bastos - que faz o papel de Cristo, tendo deixado cabelos e barba crescerem para este trabalho – o desafio e a responsabilidade são muito grandes. “Estamos ensaiando há duas semanas das 18h à meia-noite e temos encontrado a maturidade como atores. Estou muito feliz e agradeço a Deus esta oportunidade”, disse Aldebaran.

Para ele, a cena mais marcante é quando Jesus diz aos que queriam apedrejar Maria Madalena: “Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. “Jesus combate o rótulo que as pessoas fazem com elas mesmas e com os outros. Ele tira as máscaras da hipocrisia”, lembra o ator. Além de estar sempre participando de eventos culturais na cidade, ele já trabalhou no musical infantil Branca de Neve, como diretor e ator, exibido há dois anos no Shopping do Leblon. Atuou também em dois curta metragens, que estão em Festivais na Europa. Estes filmes foram realizados pelo Instituto Nacional de Áudio Visual da Escola de Cinema Darci Ribeiro, do Rio de Janeiro.

A criação e execução do cenário são de Ely Perón, enquanto que a direção de caracterização é feita por Cláudio Mattos. O assistente de direção é Roberto Martins, formado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. O espetáculo será apresentado também na quinta-feira, às 20h, sexta e sábado (16h e 20h), e domingo, às 20h. Para garantir o lugar, basta pegar o ingresso na bilheteria do teatro a partir das 13h.