Foto: Érica Ferreira
Praça Veríssimo de Mello recebe público católico no próximo dia 24 para quinta edição do Hosana
Macaé vai sediar um grande evento católico no domingo de Cristo Rei, dia 24 de novembro. Será a quinta edição do "Hosana", na Praça Veríssimo de Mello, das 8h às 16h. Pregações, adoração, missa e muito louvor, por meio de animação carismática, irão acontecer durante o evento, que tem o apoio da prefeitura.
Já estão confirmadas as presenças de Renato Ritton, que foi coordenador do Ministério de Pregação da Renovação Carismática Católica (RCC) do Estado do Rio de Janeiro e do cantor católico Márcio Pacheco, que atualmente é deputado estadual e faz parte da equipe da RCC. Ele vai conduzir o louvor e a animação junto com a banda Vine, da cidade de Quissamã.
Segundo o coordenador da RCC do Vicariato Litoral, Robson Lima Neves, de 44 anos, o tema do evento é: “Eis a vitória que vence o mundo, a vossa fé”. Ele ainda conta que o lema é "Famílias Restauradas".
A bandeira do evento é a maior confiança em Deus para vencer as tribulações da vida, tema que encontra-se em I Jo 5, 4, além da ênfase ao evangelho de Cristo Rei.
- Tudo será canalizado em prol da restauração e renovação das famílias. O objetivo desse ‘Hosana’, por intermédio de suas pregações, é que as famílias sejam devidamente restauradas, crescendo na fé e tendo seus membros atuantes na igreja, sentindo a presença de Deus e sendo verdadeiramente felizes – justifica Robson.
Hosana nas alturas
Hosana nas alturas é uma frase usada pela Igreja Católica. Hosana é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou “te imploro”. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.
O termo surgiu em um momento da história que é contado na Bíblia. Ocorreu quando uma multidão esperava que Jesus fosse um rei terreno, e a recepção que lhe deram lembrava a entronização de Salomão ou a ascensão de Jeú ao trono de Israel.
Conforme a Bíblia, imediatamente as pessoas pegaram os seus mantos e os estenderam sobre os degraus diante de Jesus, mas ele não se preocupou em ser rei neste mundo, humilhando-se e sendo obediente até à morte na cruz.
A multidão gritava “Hosana”, como que repetindo as palavras do Salmo 118.25: "Salva-nos, SENHOR"! Nós imploramos”. Não demoraria muito e a multidão, instigada pelos agitadores plantados ali pelos inimigos de Jesus, gritaria: “Crucifica-o”.
O povo gritou: “Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!" (Mateus 21:9). Atualmente, esse termo é usado da mesma maneira na exaltação de Cristo. Nas celebrações de algumas religiões cristãs, os devotos cantam "Hosana nas Alturas”. E Jesus atendeu ao pedido, dando sua vida pela salvação da humanidade.