As 28 atletas do Brasil, Cuba e Argentina que vão competir no Desafio Pan Americano de Ginástica Rítmica, dedicaram a véspera da competição para aprimorar o treinamento. A equipe de conjunto da Seleção Brasileira deu os últimos retoques na coreografia que tem como pano de fundo um pout pourri de músicas de Elis Regina. Já as atletas da Argentina, que farão apresentações individuais, mostraram a graça dos movimentos ao som de um belo tango de Gardel.
O evento começa às 17h, neste sábado (09), no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt, e é organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Os portões serão abertos às 16h.
- Esse evento demonstra que Macaé está pronta para sediar competições importantes no cenário nacional, como ser uma das cidades que vão receber os atletas para aclimatação antes do Pan do Rio. O Ginásio da prefeitura tem uma boa infra-estrutura e a cidade uma ótima rede hoteleira para receber delegações e turistas que venham à cidade, destacou o presidente da Fesporte, Alex de Moraes.
Já o gerente geral de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgard Hubner, lembrou que desde o primeiro momento que veio a Macaé percebeu a alta qualidade que o município pode oferecer para receber eventos como esse.
- Poucos lugares do Brasil têm um Ginásio com essa infra-estrutura. Nem a prefeitura de Curitiba tem um ginásio assim. Além disso, a rede hoteleira da cidade é muito boa, o acesso é fácil, pois Macaé fica há duas horas do Rio de Janeiro, e a TV Globo (que vai fazer a transmissão do evento no Esporte Espetacular deste domingo) também aprovou, explicou Edgard Hubner.
O Desafio Pan-Americano faz parte do calendário de 14 eventos do Pan-Rio 2007. O objetivo do COB é mostrar que o Pan não é só no Rio de Janeiro. Estão acontecendo eventos em várias cidades do Brasil, como Fortaleza, Teresópolis, São Paulo, Belém, etc. “A meta é dar visibilidade aos esportes que são pouco conhecidos, ao Pan e uma oportunidade para o público ter contato com uma das modalidades mais bonitas, plasticamente e esteticamente, que é a ginástica rítmica”, disse o gerente geral de eventos do COB.
A abertura do Desafio de Ginástica Rítmica, contará com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o gerente geral de eventos do COB, Edgard Hubner, e está prevista também, para alegria da criançada, a mascote do Pan-Rio 2007, Cauê. A apresentação das atletas deve durar cerca de duas horas.
Voluntários – Entre os muitos voluntários que vão trabalhar no Pan de 2007, a macaense Bianca Kohler, 20 anos, já deu a largada para realizar seu sonho. Carioca, morando em Macaé há 16 anos, Bianca é tecnóloga em Gestão e Planejamento de Meio-Ambiente e se cadastrou no COB de olho numa vaga como voluntária. Apaixonada pelos esportes – ela jogava vôlei e praticava natação e karatê – ela foi selecionada para trabalhar durante o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica, juntamente com mais 10 macaenses.
- Fazemos de tudo um pouco: quem entra e sai do local da apresentação das atletas, trabalho administrativo, etc. Sempre quis participar dos bastidores de um grande evento esportivo. Durante a Clínica de Ginástica de Trampolim fiquei trabalhando com as crianças que vieram participar da atividade. Está sendo muito bom. Espero agora ser escolhida para participar do Pan no Rio de Janeiro, declarou Bianca.