logo

Tudo pronto para o Primeiro Seminário Família Acolhedora

07/11/2013 16:58:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para iniciar em Macaé um diálogo sobre o ato de famílias acolherem crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos, a subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), da secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, vai realizar o Primeiro Seminário Família Acolhedora.

O evento será promovido na segunda-feira (11), no Auditório do Ministério Público, das 13h às 17h, e pretende reunir 100 pessoas, entre funcionários públicos municipais, servidores que trabalham no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e acadêmicos.

Segundo a assessora da Sinjuv, Paula May Ribeiro, vão ser apresentadas algumas ações estratégicas para promoção, fomento e implantação do Serviço de Acolhimento Familiar em Macaé.

- O serviço desenvolvido no programa Família Acolhedora, como medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, constitui-se outra modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. Tal medida se propõe à colocação da criança ou adolescente em um lar provisório, evitando assim a institucionalização - explica.

Ela afirma que em atendimento à Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a Política Nacional de Assistência Social, o município busca conhecer e debater o assunto.

- Contamos com a participação e a implicação dos diversos profissionais neste momento para a construção de um diálogo preliminar acerca do tema - comenta.

Programa Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora como medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente refere-se a outra modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

Nesta medida há colocação da criança ou adolescente em um lar provisório, evitando assim a institucionalização e amparando crianças e adolescentes afastados da família em residência de famílias cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

Programação do Seminário

O evento começa às 13h, com o credenciamento. Às 13h30 ocorre a Mesa de Abertura. Já às 14h, acontece o primeiro painel, quando a psicóloga Valéria Brahim vai explicar como o programa funciona. Em vários países ele já está em prática há anos, com experiências positivas. Esse programa é uma garantia de convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes.

No segundo painel, às 14h45, a psicóloga Marcy Gomes testemunhará sobre sua experiência de dez anos como profissional de referência no programa Família Acolhedora. Além do mais ela tirará dúvidas da plateia sobre o programa.

Logo em seguida é a vez da professora Margarida Dias Marques contar sua experiência como família acolhedora, pois ela acolheu uma menina de dois anos e meio por um tempo determinado. Às 16h serão realizados debates. E às 17h acontece o encerramento.