Município oferece duas unidades para animais
Arlícia Cardoso de Matos Gomes, moradora no Bairro Lagomar, chegou aos prantos à Unidade Básica de Saúde Animal, que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, levando nos braços a sua cachorra Duquesa Betina, de 2 anos, que sofria com cinomose. Vinte dias depois do início do tratamento com o veterinário Wilian de Oliveira Pereira, tutora e animal estão felizes da vida. “Voltamos para casa felizes porque Duquesa está bem. Agradeço a Deus e ao profissionalismo do atendimento da equipe, o carinho e a atenção. Foi muito sofrimento carregando a minha cachorrinha sem saber se teria como salvá-la. Ela também estava com anemia. Mas o carinho e o cuidado que esta equipe tem com os animais é algo de Deus e a minha cachorrinha está bem em casa”, disse Arlícia.
Foi tanta emoção que o depoimento dela foi gravado pela equipe a fim de mostrar às pessoas que existe tratamento para a cinomose canina. A UBS Animal é vinculada à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal.
Ela explicou que a cinomose é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus, e que afeta cães, daí cinomose canina. Muitas vezes a doença é letal, ou seja, pode levar à morte do animal que não estiver com o esquema vacinal em dia, como no caso dos filhotes, ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12). Ela explicou que a cinomose não afeta os gatos. Os sintomas mais comuns da doença são: apatia, perda de apetite, diarréia, vômito e febre.
“A unidade oferece consultas para que os tutores cuidem adequadamente de seus animais de estimação, evitando, assim, que problemas de saúde se agravem devido à falta de tratamento. Isso não apenas promove a saúde dos animais, mas também reduz o potencial de transmissão de doenças zoonóticas para os humanos, contribuindo para a saúde pública”, observou a secretária, Cristiane Paquini Fagundes Enrique.