logo

UEB comemora Dia Municipal do Escoteiro neste sábado

06/05/2011 15:06:08 - Jornalista: Liliane Barboza

A União dos Escoteiros do Brasil (UEB), em parceria com a Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) de Macaé, estará comemorando, neste sábado (7), às 9h, o Dia Municipal do Escoteiro, no Solar dos Mellos. Também haverá atividades na Praça Washington Luiz, no Centro da cidade.

O evento, organizado pelo coordenador escoteiro para o Norte e Noroeste Fluminense, Antonio Felipe Gonçalves, também será marcado pela doação do acervo histórico dos grupos escoteiros da cidade para o futuro Museu de Macaé.

O coordenador informou que serão doados fotos, bandeiras, uniformes, entre outros equipamentos dos grupos existentes hoje no município para que futuramente possam ser expostos no Museu.

Antonio disse ainda que a expectativa do evento é contar com a presença de cerca de150 jovens dos dois grupos em funcionamento atualmente, além de antigos escoteiros.

- O Escotismo tem uma história antiga na cidade. Precisamos garantir que, futuramente, os jovens possam saber que fizemos a nossa parte na construção deste município. Quem quiser doar algum material pode entrar em contato comigo pelo e-mail: antoniobander@gmail.com ou pelo telefone (22) 9964.6725, disse.

Ele acrescentou que durante a comemoração do Dia Municipal do Escoteiro, jovens dos grupos 115º e do 95º participarão de atividades escoteiras na Praça Washington Luiz, com a finalidade de divulgar o movimento.

Para o secretário da Semaph, Ricardo Meirelles, o escotismo em Macaé é importante pelas realizações de cunho social e cultural.

- Esse acervo virá somar e enriquecer mais o nosso Patrimônio Histórico, possibilitando pesquisa de estudantes e de todos que quiserem conhecer a atuação dos escoteiros em nosso município, ressaltou.

O secretário completou informando que desde 2005, quando a secretaria foi criada, tem recebido doações relevantes, como livros, revistas e jornais que contam a história do município em seus quase 200 anos de emancipação política.
Ricardo Meirelles destacou também que a Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico tem como analisar, verificar e guardar os documentos doados, com o objetivo de disponibilizar, através de digitalização, informações para todos os interessados em conhecer parte da história de Macaé.

Escoteiro desde 1991, Antonio Felipe foi um dos fundadores do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, localizado na Ajuda, e que atende desde 2003 anualmente 120 jovens, oferecendo a prática de atividades náuticas e materiais, visando promover o maior desenvolvimento dele como cidadão.

- O principal objetivo do Escotismo é trabalhar o desenvolvimento integrado do jovem, com o intuito de que ele possa ser um cidadão cada vez mais atuante em sua comunidade, concluiu.

Origem do escotismo- Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira. E, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.