UFF: vestibular será realizado e Ministro da Educação será convocado

17/11/2006 10:50:11 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta quinta-feira (16) com o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Emmanuel Paiva, alunos representantes de diretórios acadêmicos da UFF, os vereadores Eduardo Cardoso (PPS) e Marilena Garcia (PT) para tratar da permanência dos cursos da universidade em Macaé. Ficou decidido que será realizado o vestibular para 2007 da UFF em Macaé e o prefeito e os alunos vão marcar uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

- O município quer continuar sendo parceiro da UFF, queremos continuar oferecendo toda a infra-estrutura de instalação para que a universidade comporte bem os alunos em Macaé. Mas precisamos que o MEC ceda os professores efetivos – afirmou o prefeito. O argumento do prefeito ganha reforço quando são analisadas as unidades da UFF em outras cidades, já que nestes campus, a universidade cede os professores.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, disse que foi alongado por mais um período de até maio do ano que vem o prazo para que a UFF cumpra sua contrapartida de conseguir vaga para professores em Macaé. “Se até maio de 2007, que é o período que a UFF reitera o pedido de abertura de vagas para o vestibular 2008, o MEC e a UFF não conseguirem viabilizar o pleito de trazer professor para Macaé, a prefeitura não vai mais renovar o convênio com a UFF”, explicou Aziz.

Riverton lembrou na reunião que o município está construindo o Complexo Universitário, onde a UFF poderá se instalar em definitivo na cidade porque a prefeitura vai ceder as instalações físicas. “Queremos ter a UFF e o MEC parceiros”, disse, lembrando que no caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a prefeitura construiu e equipou o novo prédio do Nupem e a universidade se responsabiliza com os recursos humanos.

“Queremos a distribuição de tarefas dentro do que cabe a cada um”, completou o prefeito. Por lei, o município não tem qualquer responsabilidade com o Ensino Superior, mas investir nesta área tem sido uma das prioridades no setor de educação do município.

O vice-reitor, Emmanuel Paiva, veio a Macaé representando o novo reitor da UFF que tomou posse nesta quinta. Ele abriu o canal de negociação, se comprometendo a se mobilizar junto ao MEC. “É desejável que a UFF consolide seu programa de interiorização e Macaé é uma cidade chave para esta expansão e consolidação da UFF no interior do Rio”, afirmou o vice-reitor.

Para o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, a discussão da permanência da UFF em Macaé ganha um novo momento com a reunião desta quinta. “Temos perspectiva de avançar nesta discussão”, comentou. A vereadora Marilena Garcia ressaltou que a reunião contabilizou dois ganhos. “O primeiro é a manutenção do vestibular e o segundo é o envolvimento de todos para que até maio sejam apresentadas as soluções em relação às demandas do município”, frisou.

A representante do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis da UFF, Vanessa Sá, observou que é fundamental o encontro com o Ministro da Educação. “Nosso objetivo era criar a aliança entre município e UFF para pressionarmos o MEC. É importante que cada um assumo suas responsabilidades”, disse.

Também participaram do encontro o diretor da faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF, Fernando Freire, o representante do Diretório Acadêmico de Administração, Vitor Aguiar, o representante do Diretório Central Acadêmico, Afonso Madureira e a secundarista Luíza Beatriz.