logo

UFRJ abre inscrições para Encontro "Que Humanidade (s) Queremos?"

08/07/2023 11:25:00 - Jornalista: Renatta Viana

O encontro será realizado na próxima quarta-feira (12), das 9h às 16h30

O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé abre inscrições para o evento “Que Humanidade(s) Queremos?”. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (12), das 9h às 16h30, no auditório da universidade, Bloco B da Cidade Universitária, e marcará um importante momento de reflexão e discussão sobre os futuros caminhos para o fortalecimento das ciências humanas na instituição. A proposta é incentivar a participação de todos os interessados na temática, seja da comunidade universitária ou do público em geral. As inscrições podem ser feitas através do link: bit.ly/ethosmacae.

Com o objetivo de reunir membros da comunidade acadêmica da UFRJ-Macaé e personalidades estratégicas, o encontro será dividido em duas partes. A primeira, programada para o período da manhã, contará com debates sobre as perspectivas para as Humanidades no município, com participações da professora Cássia Turci, vice-reitora da UFRJ; professor Irnak Barbosa, decano do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé; professor Daniel Nascimento, diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé – UFF; Flaviá Picon, secretária adjunta de Ensino Superior da Prefeitura de Macaé; e o professor Matheus Ferreira de Barros, do Instituto Politécnico do CM UFRJ-Macaé.

A parte da tarde será dedicada a planejar a consolidação das Humanidades em Macaé. Através de dinâmicas interativas, os presentes serão divididos em grupos para propor ações estratégicas de fortalecimento da área. A discussão coletiva dessas propostas visa a produção de um documento que sintetize as principais sugestões e pautas a serem executadas.


“Este é um momento para fortalecermos a área das Humanidades em nosso Centro e para pensarmos coletivamente no futuro que desejamos. Esperamos um diálogo produtivo e a colaboração de todos para moldar a estrutura de um curso de graduação da UFRJ em Humanidades no município de Macaé”, pontuou Matheus Ferreira de Barros, professor da UFRJ.