Foto: Divulgação
Veteranos e calouros da UFRJ participam do "Trote Solidário"
Com o objetivo de integrar alunos veteranos e calouros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a instituição realiza até esta terça-feira (30), na Cidade Universitária de Macaé, o “Trote Solidário”. Na programação, atividades sócio-culturais, plantio de mudas representativas das turmas e a
exposição "Pretérito Perfeito dos Crocodilianos".
A iniciativa, que pretende despertar a criatividade dos veteranos, é uma alternativa aos trotes tradicionais, algumas vezes violentos.
A programação começou às 14h de segunda-feira (29), com a apresentação dos cursos de Biologia, Farmácia, Química, Enfermagem, Medicina e Nutrição. A Fundação Educacional de Macaé-Funemac, através do Centro de Extensão Acadêmica (Centrex), informou aos alunos sobre as parcerias firmadas entre universidade e Secretaria de Educação que propiciam bolsas-auxílio, de extenção e de iniciação científica. Os estudantes receberam do órgão informações sobre a cidade, como mapa, itinerário de ônibus, endereço de imobiliárias e sobre programas municipais.
Eles também responderam questionários para que a Secretaria de Educação conheça melhor o público universitário. O primeiro, destinado aos calouros, buscava traçar um perfil do graduando. O segundo, para os universitários em geral, tem como objetivo levantar os talentos estudantis para a promoção da
Primeira Mostra Artística Universitária.
Às 16h30, houve uma palestra do professor de Biologia, Alexandre Azevedo, sobre a chegada e o desenvolvimento da UFRJ em Macaé. Em seguida, a Cidade Universitária foi apresentada aos calouros por representantes do Colegiado da UFRJ Campus Macaé, da Secretaria de Educação e Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e diretores dos cursos de graduação.
Durante a apresentação, o presidente do Colegiado Provisório do Campus Macaé-UFRJ, Francisco Esteves, ressaltou a importância da universidade pública federal e completou “Ela é um espaço de vivências e esperamos proporcionar isso em Macaé”.
O vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, representando a secretária de Educação, Marilena Garcia, enfatizou a proposta dos cursos superiores de se debruçarem sob os problemas coletivos. “Qualifica o município termos a UFRJ aqui, lembrando que é responsabilidade da universidade melhorar as condições de vida da sociedade por meio da produção do conhecimento”, disse.
A ex-diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery e presidente da Associação Latino-americana das Escolas de Enfermagem, Maria Antonieta Rubio Tyrrell, afirmou “Sem a Prefeitura, por meio da Funemac, não seria possível esse empreendimento em Macaé. Foi uma grande parceria”.
Os Diretores dos cursos de graduação da UFRJ destacaram a integração entre os segmentos da área de saúde no campus Macaé e consideraram este aspecto um grande avanço em relação ao do Rio de Janeiro. Segundo eles, a integração se deu não somente entre alunos, mas também entre os professores.
Eles destacaram ainda a qualificação do corpo docente e garantiram manter o padrão de qualidade UFRJ em Macaé, além da formação para a cidadania.
Depois do pronunciamento da mesa, aconteceu a aula inaugural do ano letivo de 2010, às 18h, ministrada pelo superintendente de Graduação, Eduardo Mach.
Programação
As atividades sócio-culturais estão previstas para esta terça-feira (30). O plantio das mudas representativas da turma acontecerá às 13h. Às 14h, os alunos farão uma visita ao Núcleo de Pesquisa Ecológica de Macaé-Nupem/UFRJ e também à Exposição "Pretérito Perfeito dos Crocodilianos", do professor de biologia Felipe Mesquita Vasconcelos. A mostra de crocodilos desde a
pré-história é um dos pontos alto do evento.
Ainda estão na agenda, às 15 h, no Nupem, uma partida de futebol entre veteranos e calouros e uma gincana, que arrecadará alimentos não perecíveis para instituições assistenciais de Macaé. “Nosso principal objetivo é integrar os alunos”, explica a coordenadora do evento, Cristiane Pires
Teixeira.
Às 17h, no Nupem, a programação fica por conta dos DJs universitários, Liliane Mariane de Oliveira Bento e Renan Gonçalves. A comissão de organização da recepção dos calouros é integrada por alunos e professores e conta com o apoio dos diretores e coordenadores dos cursos da universidade.