logo

UFRJ Macaé comemora Dia do Enfermeiro integrando universitários e profissionais da área

13/05/2011 09:59:03 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Cidade Universitária de Macaé comemorou, na quinta-feira (12), o Dia o Enfermeiro com uma ampla programação, destinada aos universitários do curso de licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ e também aos profissionais da rede municipal de saúde. A programação envolveu atividades culturais, palestras e uma conferência especial. O evento teve ainda como objetivo, divulgar o 2º MacaEnf que acontece em junho.

A atividade serviu também para integrar os alunos do curso aos profissionais da secretaria do município uma vez que os universitários atuam, durante a graduação em programas e projetos da Secretaria de Saúde, como Saúde da Família (PSF). "Os alunos atuam diretamente nesses programas, dentro da proposta inovadora que a UFRJ expandiu para Macaé, que segue as orientações da Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ", disse a coordenadora do Curso em Macaé.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente do Colegiado provisório do Campus UFRJ/Macaé, da direção da Escola de Enfermagem Ana Nery, coordenadores do curso e representantes dos corpos discente e docente da graduação. Já a Conferência Especial com o tema "A Escola de Enfermagem Anna Nery e as Implicações para a História da Enfermagem Brasileira"; procurou situar os alunos da contribuição da instituição para diferentes avanços na área da saúde. Ela foi ministrada pela doutora em Enfermagem e professora Maria Angélica Peres Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)/ UFRJ. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras).

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Guto Garcia, a implantação do curso de Enfermagem no município é mais um momento de consolidação do ensino superior na cidade. "Importante para Macaé como para a Escola Ana Nery. Pela primeira vez, a escola expandiu suas atividades, fora do Campus da UFRJ. Desde então, Macaé tem se destacado como modelo de ensino na região", destacou.

Atualmente, 70 alunos estão cursando a graduação em Macaé desde que o curso foi implantado no município em 2009. As aulas adotaram uma grade curricular pioneira, direcionada para integração entre o universitário e a comunidade. As graduações serão voltadas para a atenção básica, onde os universitários atuam na prática, inicialmente, nas comunidades. A ideia da universidade é direcionar os futuros profissionais a buscarem projetos e ações que atendam as necessidades da população e aptos a exercerem as suas funções em diversas áreas de atuação da enfermagem.

Os universitários do primeiro e quarto períodos estudam práticas nas escolas e no Programa Saúde da Família. Apenas no quinto período do curso, os alunos iniciam o estágio no Hospital Público de Macaé (HPM).