logo

UFRJ reafirma importância do apoio da prefeitura

27/12/2012 19:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

O reitor da UFRJ (esq) reiterou ao prefeito a importância do apoio da prefeitura na consolidação dos cursos em Macaé

O curso de Biologia do Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do MEC este ano. Além disso, a graduação de Medicina vem se consolidando e tornando-se um símbolo do projeto de interiorização da educação. Para reafirmar e agradecer a importância do apoio da prefeitura na implantação dos 11 cursos que funcionam hoje no Campus Macaé da UFRJ, o prefeito Riverton Mussi, recebeu, nesta quinta-feira (27), uma comissão da universidade, entre eles, o reitor da UFRJ – autoridade máxima da instituição -, Carlos Antônio Levi.

- Essa vinda aqui é uma questão de reconhecimento da importância da prefeitura e do senhor neste processo de implantação do Campus Macaé. Cada vez mais fica claro na minha visão, que não fora seu empenho e entusiasmo, estaríamos muito mais atrasados do que o patamar em que nós estamos hoje. A universidade consegue hoje apoio muito mais amplo e abrangente de vários setores. É esta a história que vamos nos orgulhar de termos participado – disse o reitor da UFRJ.

O curso de Medicina, de acordo com Carlos Levi, é um símbolo bastante convincente do sucesso do projeto do Campus Macaé da UFRJ. “O esforço e a superação que enfrentamos e o desafio, com a competência da professora Jussara Mathias Netto (coordenadora do curso de Medicina) que garantiu essas superações, é que vemos hoje a viabilidade – em pouco tempo – de sermos uma referência de que o Brasil precisa tanto. O apoio da gestão Riverton Mussi foi fundamental na implantação do curso de Medicina”, reiterou o reitor da UFRJ, acrescentando que o município poderá contar sempre com a parceria da universidade.

O prefeito de Macaé relembrou o processo de instalação em 2007 da UFRJ em Macaé, na Cidade Universitária, que hoje conta com duas mil pessoas, 11 cursos de graduação e o terceiro curso de Mestrado que vai começar.

- No início do meu governo tínhamos 72 ônibus que levavam nossos estudantes para estudar fora do município. Gastávamos cerca de R$ 8 milhões com esse transporte e, o que fizemos, foi aplicar parte deste recurso em cursos de graduação na nossa cidade. Hoje, temos em torno de 20 ônibus e estamos tendo o retorno deste investimento que fizemos na educação.
Também oferecemos gratuidade aos cursos da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), dando oportunidade e acesso dos nossos jovens a cursos de graduação dentro de Macaé”, disse Riverton Mussi.

O diretor do Campus Macaé da UFRJ, Gilberto Zanetti, afirmou que os indicadores do curso de Biologia, com notas máximas, são o resultado dessa boa parceria com a prefeitura.

- Esses são indicadores concretos da retribuição do apoio da prefeitura. O senhor deixa um legado para Macaé no que se refere ao ensino de graduação e pós-graduação. Tivemos a primeira dissertação de mestrado publicada agora e teremos mais 18 até março. O MEC fez uma avaliação com os alunos e ficou impressionado de como eles falaram do orgulho que sentem de estarem participando dos cursos da UFRJ aqui” - explicou o diretor da UFRJ.

A presidente da Comissão de Assuntos Pedagógicos do Curso de Medicina, Vera Halfoun, lembrou que a primeira turma do curso de Medicina irá se formar em julho de 2015.A universidade oferece ainda em Macaé, as graduações em Biologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Química, além de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção.

- Nem tudo que a gente programa pode acontecer, mas a presença da UFRJ em Macaé e dos cursos que ela trouxe, não tem mais volta. O novo prefeito além de ser médico, sabe da importância que a UFRJ tem e, com certeza, vai dar o apoio necessário para que ela seja uma referência não só para Macaé como para o Brasil – pontuou Riverton Mussi.

Também participaram do encontro, que foi realizado no gabinete do prefeito, a coordenadora do curso de Medicina, Jussara Mathias Netto e a superintendente de atividades fora da sede do Gabinete do Reitor da UFRJ, professora Maria Antonieta Tyrrell.