O renomado artista plástico Ulisses de Andrade Filho abriu nesta segunda-feira (17) a Exposição Divas - Mulheres Macaenses em Retrato, exposta no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. A exposição segue até dia 31 de março no Solar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Sandra e Nina Wyatt; Suely Carvalho e sua filha Raissa e Vanessa Basca são as mulheres retratadas por Ulisses.
A obra do artista plástico Ulisses destaca-se pela sua ousadia e criatividade ao transformar a representação feminina em, por exemplo, uma fada como é o caso de Sandra Wyatt, obra que ele define como “lírica, onírica e mágica”. “Foi um trabalho fantástico e místico com a Sandra, parto de imagens tradicionais de mulheres, como por exemplo uma mulher com cabelo em estilo mais conservador, para reinventá-las com cores vibrantes e elementos, como o cabelo vermelho intenso”, explicou, citando que não faz mais arte em papel. “Na tela dá muito mais vida”, classificou.
No entanto, Ulisses ressalta que a exposição atual de suas obras ainda é apenas uma pequena amostra do potencial de sua arte, que busca desafiar estereótipos e celebrar a diversidade feminina de maneiras inovadoras e surpreendentes. “Quero expandir esse trabalho em Macaé com outras mulheres, transformando mulheres em personagens na arte. E é um trabalho que toda mulher quer ter, ter sua imagem transformada em outra coisa”, esmiuçou o artista, que teve uma mostra exposta no Ateliê Brasiliano, que não existe mais.
- O Solar dos Mellos, importante patrimônio cultural de Macaé, recebe a exposição 'Divas', uma celebração da força e da representatividade feminina em Macaé. O Solar dos Mellos tem a honra de receber essa mostra, que enriquece ainda mais o cenário cultural da cidade – assinalou a secretária de Cultura, Waleska Freire.
O curador da mostra, Gerson Dudus, descreveu a mensagem que Divas quer transmitir. “Existe uma cumplicidade. Ela se realiza no olhar do artista que vê as forças, as intensidades que cada mulher emana. O olhar atento descobre nossa verdade, nossa imensurabilidade”, atestou Dudus. “A mensagem é que o artista revela a verdade, palavra feminina, a verdade humana”, analisou.
Artista tem influência da pop art americana
Ulisses Filho compartilhou que sua experiência em Nova York foi fundamental para sua formação artística. Ele voltou a morar em Macaé há dois meses, após entregar seu apartamento na cidade americana. Durante seu tempo em Nova York, trabalhou com diversos artistas pop americanos, sendo Andy Warhol uma grande influência em seu trabalho. Ele menciona as icônicas obras de Warhol, como as representações de Marilyn Monroe, Judy Garland, Elizabeth Taylor e Michael Jackson, destacando a técnica de impressão em tela (canvas) que Warhol utilizava, combinando pintura e serigrafia.
Entre seus trabalhos, Ulisses recebeu um pedido da Globo para criar um mural em homenagem a artistas brasileiros, onde ele retratou figuras como Gal Costa, Maria Bethânia, Betty Lago (em uma homenagem póstuma), Zezé Motta, Angela Ro Ro, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Luiz Melodia.
Ulisses de Andrade Filho nasceu na Bahia e foi criado no Rio de Janeiro. Saiu do Brasil nos anos 70, onde convivia com Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres. Conviveu com importantes nomes da cena cultural internacional, da música, arte e cinema, entre eles viveu com Paloma Picasso, filha de Pablo Picasso no seu Palácio em Cadaqués, e suas ligações sempre estiveram voltadas ao mundo artístico.
Fez cursos ligados à moda, como história da moda e estamparia, fez restaurações no Louvre, o que lhe deu a experiência para trabalhar na equipe de nomes como Kenum, Valentino, Tan Grudicelli e Giorgio di Santan-gelo.
Mudou-se para Nova York para fazer cursos onde teve contato com expoentes das artes plásticas, como Andy Warhol, Keith Haring e Helio Oiticica.
Projeto Orquestra Escola da Emart promove ensaio aberto no Teatro Municipal
Em outra programação cultural, nesta segunda-feira, o Projeto Orquestra Escola da Emart realizou um ensaio aberto no Teatro Municipal, às 18h30, com idealização da professora Thaís Muniz e alunos dos cursos livres e técnicos em instrumentos musicais e de canto.
O objetivo da Orquestra Escola é promover a formação dos alunos, através de leituras de partituras, ensaios, direcionamentos e vivências, trazendo os subsídios necessários para prepará-los tecnicamente para as funções de músicos de orquestra. Além disso, visa levar música de qualidade para o público em geral.
A Orquestra Escola possui na sua composição diversos instrumentos musicais, tais como, violinos, violoncelos, contrabaixo, teclado, piano, flautas, bateria e trompete. Os ensaios acontecem semanalmente nas dependências da Emart com um repertório variado.