A prefeitura de Macaé foi a primeira, em todo Brasil, a receber a condecoração “Gratidão Escoteiro Medalha Cidadã” – medalha e placa - outorgada pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), a pedido do Grupo 115 Escoteiro de Macahé. O prefeito Riverton Mussi, acompanhado de sua esposa Márcia Moraes, recebeu a comenda das mãos de três jovens escoteiros, que lhe colocaram a medalha e passaram a placa às suas mãos. A cerimônia aconteceu na sede provisória da instituição, na Ajuda de Baixo, na tarde de sábado (15), quando o prefeito agradeceu a honraria e falou a respeito da sede definitiva.
- Agradeço ao 115 Escoteiro de Macahé e à União dos Escoteiros do Brasil a honraria que a prefeitura recebeu, e por ser a primeira, em todo o Brasil, a recebê-la. Quanto à sede definitiva do Grupo 115, ela vai se localizar aqui mesmo na Ajuda, em um terreno doado há muitos anos pela prefeitura à Amac; um terreno que a Associação está devolvendo à prefeitura, porque o município vai entregar a ela sua sede em definitivo. Parte desse terreno – devolvido à prefeitura - será doada a vocês, afirmou.
Ao receber sua carteirinha de integrante do Grupo 115 Escoteiro de Macahé, Riverton Mussi opinou por que os escoteiros merecem o apoio das autoridades. “Em primeiro lugar, todo grupo de escoteiros merece a atenção e cooperação de todas as autoridades no Brasil e de qualquer lugar do mundo, pela educação que transmitem. Seus projetos de socialização, de amor à família e à pátria forjam o cidadão como um todo, formando pessoas úteis à sociedade, desde a criança e o adolescente até se tornar adulto, sem idade limite. Pelos resultados positivos, a sociedade só tem a ganhar, quando nossos filhos ingressam na instituição”, observou o prefeito.
O presidente da Ong 115 Escoteiros, Antonio Felipe, explicou em que a instituição se fundamentou para só fazer agora à UEB o pedido da comenda. “Nunca tivemos antes o apoio que estamos recebendo nesta administração. Nossas solicitações são sempre atendidas. Hoje, após as palavras de agradecimento do prefeito Riverton Mussi, ficamos sabendo o porquê do tratamento que recebemos. Ele sabe da real importância do trabalho que desenvolvemos aqui em Macaé e em todos os lugares do mundo onde existe um grupo de escoteiros: a formação do cidadão pleno, consciente do seu papel na sociedade, a partir da família, que ele aprende a valorizar e nela atuar ativamente”, concluiu.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi representado por seu presidente, William Oliveira. “Em nome do Conselho, quero enfatizar o exemplo que o prefeito Riverton dá aos escoteiros e aos jovens da cidade, em geral, como chefe de uma família sólida, a começar pelo respeito com que trata seus pais, os idosos em geral, e a consideração por sua esposa, que o acompanha em grande parte dos eventos ou o representa, quando se faz necessário. Vocês, jovens, precisam se espelhar em pessoas públicas que amam suas famílias, que são a base da sociedade”, concluiu.
William Oliveira falou dos objetivos das visitas que faz ao 115 Escoteiros. “O CMDCA objetiva, por intermédio dessas visitas, ressaltar o valor das famílias, em conversas com crianças, jovens e seus pais. A Ong 115 Escoteiros integra o Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Por isso, as visitas do Conselho na formatação da primeira etapa do processo: a formação pessoal, que abrange a qualidade de vida, através da prevenção, e se compõe de palestras sobre o valor da família, cidadania, empreendedorismo, gosto pelo trabalho, conhecimento do mundo offshore. Têm como objetivo ainda levantar as reais necessidades dos jovens, o pensamento sobre políticas públicas, fatores básicos para direcionar o planejamento de trabalho do Conselho. A segunda fase é a de capacitação técnica, executada pelo Senai e coordenada pela Petrobras. A terceira fase é a vivência profissional, em empresas que assinam contrato com a Petrobras”, explicou William.