logo

Unidade da ESF Lagomar B realiza confraternização da terceira idade

10/12/2014 12:16:00 - Jornalista: Assessoria comunicação Secretaria de Saúde

A unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Lagomar realizou, na quinta-feira (4), confraternização do grupo "Amigos da saúde", com os pacientes da terceira idade. O evento aconteceu, no Clube dos 40, do próprio bairro. Além do grupo de pacientes participaram os agentes comunitários de saúde, ACS da unidade Lagomar B, a enfermeira Maria Regina Gioia e fisioterapeuta Carina Farjado, responsáveis pelo desenvolvimento desse trabalho.

O grupo se reúne semanalmente e realiza atividades físicas, como alongamento e exercícios de acordo para a idade e voltadas para as patologias originadas pela vida sedentária. Esse encontro de confraternização e avaliação das atividades desempenhadas foi feito pelos profissionais junto com os pacientes da comunidade atendida pela equipe de Saúde da Família.

O bairro Lagomar tem, aproximadamente, 35 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Para atender as demandas desta população, a Secretaria de Saúde dispõe de duas unidades: Saúde da Família e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A equipe de saúde da Família Lagomar B atende a nove mil pessoas. A unidade funciona em imóvel próprio, novo, com instalações próprias para dar mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.

A equipe possui 12 agentes comunitários, três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, dentista, auxiliar de saúde bucal e médicos clínicos que atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na Unidade são realizados curativos, retirada de ponto cirúrgico, vacinação, aferição de pressão arterial, glicose, dispensação de medicamentos. Também é realizado acompanhamento de hipertensos, diabéticos, idosos, puericultura, prá-natal, coleta de preventivo nas mulheres, atendimento de odontologia e de fisioterapia. Conta também com a assistência da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) composto de nutricionista, fonoaudióloga, serviço social e profissional de saúde mental.

Atualmente, Macaé possui 26 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), três do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) e três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que atuam em 33 unidades básicas, com cobertura de 40% da população, sendo 100% da região serrana. São mais de 25 mil famílias atendidas, com cerca de 90 mil habitantes cadastrados. O Nasf também dá apoio à equipe do ESF com atendimento multidisciplinar com psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

A meta da gestão é ampliar a cobertura populacional da ESF, que é uma prioridade do governo municipal para a qualificação e melhoria do acesso da população à rede municipal de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a atenção básica é a porta de entrada do sistema, sendo capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. A atenção básica possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelas emergências dos hospitais. É com esse objetivo que a Secretaria de Saúde, agora, possui uma gerência de Atenção Básica para dar conta de todas as ESF, o Nasf, as UBS, o consultório na/de rua.

- Os grupos, com pessoas da terceira idade, são realizados nas diversas unidades da Estratégia Saúde da Família, em todo o município. Tem proporcionando um convívio salutar aos usuários, oportunizando um ambiente descontraído onde é possível partilhar experiências e os cuidados em saúde são objeto de orientação, visando hábitos saudáveis e qualidade de vida -, diz Miriam Benjamin, gerente de Atenção Básica.