logo

Unidade de Emergências Pediátricas: satisfação para profissionais e usuários

18/09/2010 10:17:10 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Além dos recursos tecnológicos oferecidos, como radiografia, respiradores mecânicos e oximetria de pulso, a UEP conta com ampla sala de recepção e seis consultórios,

Aberta 24 horas para emergências pediátricas, desde quarta-feira (15), a nova sede da Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) Doutor José Paulo de Mendonça já atendeu 322 crianças nestes dois dias de funcionamento. Anteriormente localizada no Bairro Imbetiba, a Emergência Pediátrica, agora no Centro da cidade, na esquina entre as ruas Franscisco Portela com Coronel Amado, proporciona satisfação tanto para quem trabalha, como para quem é atendido no espaço.

Além dos recursos tecnológicos oferecidos, como radiografia, respiradores mecânicos e oximetria de pulso, a UEP conta com ampla sala de recepção, seis consultórios, quatro enfermarias, sala de observação com cinco leitos, outros quatro leitos de emergência, salas de nebulização, medicação, suturas e drenagens de abscessos.

O local, onde funciona a Unidade de Emergências Pediátricas, está localizada em uma área construída de dois mil metros quadrados, onde funcionava o antigo prédio do fórum. O espaço, cedido pelo governo do estado a pedido do Prefeito de Macaé licenciado, Riverton Mussi, foi totalmente reformado para dar mais conforto e segurança aos usuários e as instalações adequadas para o atendimento pediátrico, como esclarece o diretor administrativo da UEP, Luciano Ferreira:

- O espaço por si só promove uma maior humanização tanto para os profissionais de saúde como para mães e crianças que são atendidas. O espaço também foi todo adaptado para portadores de necessidades especiais, informou.

Nestes dois dias de funcionamento foram feitos 63 Raios X e realizadas 75 internações relacionadas a doenças respiratórias, diarréias e alergias. Ainda de acordo com o diretor administrativo, pensando na humanização do atendimento e em diminuir as dificuldades de adaptação das crianças ao ambiente, foi montada também uma sala de recreação, com brinquedoteca.

- Uma grande preocupação da secretaria de Saúde, além de oferecer melhores condições de atendimento, foi oferecer melhores acomodações para as crianças, mães e para os trabalhadores da saúde que atuam nesta unidade de emergência, disse.

Para a empregada doméstica Valéria Cardoso de Souza, que levou sua filha Ércia à unidade por motivo de uma forte tosse que não passa, a nova sede da UEP facilita o acesso, por ser no Centro da cidade.

- Na verdade a gente quer ficar longe de hospital, principalmente quando se tem criança em casa, mas só de pensar que será aqui que vamos trazer nossos filhos, é bem melhor. O ambiente está muito bonito e não falta nada, afirmou.

Os principais casos que chegaram até agora à Emergência, devido ao período atual de baixa umidade, são de diarréias e varicela (catapora). Os casos de traumas com indicação cirúrgica continuarão sendo encaminhados ao Hospital Público Municipal (HPM), que é referência regional.