logo

Unidos do Santana homenageia escravo líder de quilombo

31/01/2008 17:22:31 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A Unidos do Santana será a segunda escola a desfilar pelo Grupo 2 no sábado (2) de Carnaval, dentro da programação na passarela do samba, na Linha Verde, em Macaé. A agremiação vem com o enredo “Carukango”, em referencia ao escravo Moçambi, líder de um dos maiores quilombos do Rio de Janeiro.

Além de líder do quilombo, Carukango é homenageado em Macaé com nome de uma rua e na vizinha Conceição de Macabu com nome de localidade, rio e serra. A escola desfila na passarela do samba com 200 componentes e seis alas.

De acordo com o presidente da agremiação, Joci Leandro Gomes, o enredo vem homenageando um escravo de grande importância em nossa região. ”Carungo nasceu no final do século XVIII, em Moçambique e faleceu assassinado em um linchamento, no dia 28 de abril de 1831, na serra do deitado entre Conceição de Macabu e Macaé”, comentou Joci.

Segundo a mitologia religiosa, Carukango é considerado um Oxalá, deus da criação, responsável pela divindade suprema Olorum de fabricar a terra e o mar.

A cor da agremiação é verde e branca e seu símbolo é representado por uma coroa e as inicias da escola. O carnavalesco responsável pela escola é Arlei Araújo, que faleceu na semana passada. Os compositores do samba-enredo são Jorge Moura e Abel.

O Carnaval de Macaé é promovido pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) com apoio da prefeitura.