logo

Unificação da Educação de Macaé é elogiada pelo MEC no GT das Grandes Cidades

28/04/2010 16:23:35 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom

Macaé também se destacou com relação à Educação Infantil, já que no município, ela é trabalhada em dois turnos

Macaé é um dos poucos municípios, que está enquadrado na nova filosofia do MEC, cuja proposta é articular toda a educação. Esta foi uma das primeiras ações da gestão do prefeito Riverton Mussi e da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que unificou a Educação Básica (Ensino infantil, Fundamental e Médio), Ensino superior e Profissionalizante. A unificação da Educação em Macaé foi elogiada durante a 11ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Grandes Cidades, que está sendo realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Representes da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, estão em Florianópolis, desde a última segunda-feira (26), participando da 11ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Grandes Cidades. O evento, que reúne 27 gestores de capitais e 174 de municípios com mais de 150 mil habitantes, termina nesta quarta-feira (28) e tem como objetivo principal discutir a obrigatoriedade do ensino dos quatro aos 17 anos de idade. Atualmente, apenas a matrícula no ensino fundamental é obrigatória.

Outros temas de relevância como, as orientações curriculares para a educação infantil, o ensino fundamental de nove anos, a educação de jovens e adultos, o programa Mais Educação, a Olimpíada de Língua Portuguesa e o Plano de Ações Articuladas (PAR) são temas das demais palestras.

A subsecretária de ensino pedagógico da Secretaria de Educação de Macaé, Gelda Rodrigues, que participa do GT das Grandes Cidades, disse que um evento como esse é de extrema importância para o município, uma vez que é possível fazer uma avaliação de tudo o que Macaé está realizando no âmbito educacional.

Gelda disse ainda, que Macaé também se destacou com relação à Educação Infantil, já que no município, ela é trabalhada em dois turnos. “O nosso município já trabalha com a educação infantil nos dois turnos, o que não ocorre na maioria dos municípios do país. Nesta terça-feira, 27, já foram aprovadas as diretrizes curriculares da educação infantil e já estamos votando as diretrizes curriculares do ensino fundamental. O mais interessante é que podemos votar e adequar essas normas do MEC a nossa realidade. Até o dia cinco de junho vamos mandar para eles uma avaliação e nossas propostas ”, destacou Gelda.