Doze universitários que fazem parte do Transporte Social Universitário (TSU) participaram no sábado (19) das atividades do projeto Bairro Cidadão, que foi realizado na Praça Carlos Alberto de Souza, no Visconde de Araújo. Alunos de medicina, odontologia, direito, educação física, administração e comunicação social atenderam a população em suas áreas de conhecimento.
O coordenador geral do TSU, Mauro Maia, destacou a importância do envolvimento dos universitários em um projeto que visa levar à comunidade os serviços do governo gratuitamente, promovendo assim a inclusão social. “Os universitários demonstraram interesse pelo projeto justamente pelo caráter social e até pediram para participar das próximas edições do ‘Bairro Cidadão’”, afirmou.
De acordo com o coordenador, a participação no projeto partiu de um convite do TSU e a aceitação foi imediata. O aluno de medicina, por exemplo, atuou na parte de saúde do Bairro Cidadão. Os estudantes de direitos cuidaram da legislação trabalhista na tenda das secretarias de Trabalho e Renda e de Governo. Já os universitários de educação física desenvolveram atividades esportivas com crianças e adolescentes.
- O TSU certamente estará presente nos próximos projetos do Bairro Cidadão – acentuou o coordenador. Todos os estudantes que participaram vão receber uma certificação com as horas trabalhadas que vão contar nas universidades e faculdades como estágio.
Mauro ressaltou também a participação voluntária dos universitários, ao longo do ano, na fiscalização dos 62 ônibus que transportam os estudantes para Campos, Rio, Niterói, Silva Jardim, Cabo Frio, além dos alunos da Região Serrana que estudam em Macaé. “Esses universitários atuaram durante todo o ano na fiscalização dos ônibus, nos ajudando a oferecer um serviço de qualidade para os próprios alunos”, disse o coordenador.
A expectativa do TSU, segundo Mauro, é que mais estudantes queiram atuar voluntariamente como fiscais de ônibus. “Embora tenhamos enfrentado alguns problemas durante o ano, conseguimos ajudar os universitários a estudar, fornecendo um transporte gratuito que tende a melhorar a cada dia. E para o próximo ano, contamos ainda mais com a colaboração dos estudantes”, disse.