Com a proposta de levar informações à sociedade para a prevenção de doenças, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/campus Macaé) estará promovendo nesta sexta-feira (3), das 12h às 16h, na praça de alimentação do Shopping Plaza Macaé, as campanhas referentes ao ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer’ (27 de novembro) e ao ‘Dia Mundial de Combate à Aids’ (1º de dezembro). O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A campanha de combate ao câncer, que já foi realizada no shopping no ano passado, este ano tem a mulher como foco. Além da distribuição de folhetos informativos sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, estudantes e professores vão esclarecer as dúvidas dos interessados. Em 2009, 500 panfletos foram distribuídos e foi realizada cerca de 300 consultas.
Nesta segunda edição, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também serão abordadas pelos especialistas da universidade e seus alunos por meio dos folhetos distribuídos.
- Macaé é o 87º município com mais de 50 mil habitantes em número de incidência de Aids, por isso nossa preocupação, informou o professor Tadeu Lessa, que é mestre em Enfermagem.
Ele e a também mestre em Enfermagem Roberta de Lima coordenam o projeto. Roberta é especialista em Promoção da Saúde e em Controle do Câncer e ressalta que a prevenção é a melhor escolha.
- Vamos informar sobre a importância da detecção precoce, através do exame clínico, de uma alimentação saudável e do combate ao tabagismo, que é fator, como a obesidade, para o aparecimento do câncer de mama, por exemplo, alertou.
Roberta lima lembrou ainda que algumas DSTs, como o vírus HPV, deixam a mulher mais vulnerável ao câncer de colo de útero e a Aids pode aumentar ainda mais esse risco.
- Esse câncer é 100% curável quando detectada a lesão inicial, orientou.
A especialista ressaltou também que o exame preventivo do câncer deve ser realizado ao menos uma vez por ano. O grupo irá distribuir um adereço em forma de flor, que tem o objetivo de ajudar a lembrar a marcação anual desse exame. Um grupo de 10 estudantes das graduações em saúde da UFRJ vai informar à população também sobre certas especificidades médicas.
Já o grupo do professor Tadeu Lessa vai distribuir a fita vermelha, que simboliza a prevenção da Aids. Sua equipe é formada por cinco alunos bolsistas que estão entre os seis graduandos em Saúde que recebem bolsas de estudo para trabalhos de extensão acadêmica do governo federal (PET-Saúde), da UFRJ (Pibex) e da Funemac. Atuam ainda três estudantes voluntários no projeto. A equipe realiza esse trabalho também nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), nos postos das localidades de Aroeira, do Morro de São Jorge e dos Cajueiros, com a participação de servidores municipais da Prefeitura de Macaé.
Além desse projeto, a UFRJ desenvolve ações para a conscientização da necessidade de prevenção e para o esclarecimento junto a adolescentes e jovens adultos, por meio da disciplina ‘Prática de Ensino’.
- Essas atividades acontecem no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simões e levaremos para o Colégio de Aplicação da Funemac (CAP/Funemac), informou o professor Tadeu Lessa. O CAP é uma unidade de ensino médio integral vinculada à Fundação Educacional de Macaé.