Foto: Kaná Manhães
A UPA da Barra atende casos de baixa e média complexidades
Em apenas 40 dias de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé já realizou 11.477 atendimentos de clínica médica, pediatria, odontologia e assistência social. Desse total, foram transferidos somente 31 pacientes para hospitais. A maioria dos casos atendidos na unidade até agora foi de doentes da dengue, seguidos de infecção viral e hipertensão.
As informações foram passadas pelo coordenador da unidade, o médico de terapia intensiva Maurileno Amado. Ele destacou que o número de pacientes transferidos é muito reduzido – menos de 1% - porque a UPA consegue tratar quase todas as pessoas que chegam diariamente à unidade, que funciona gratuitamente 24 horas, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e os governos estadual e federal.
Amado destacou como é o atendimento na UPA: o paciente é atendido primeiro na recepção, onde recebe o acolhimento e passa pela triagem do que está sentindo. Tudo é registrado em computador e o atendimento médico ou odontológico é feito baseado em classificação de risco e não, por idade nem por ordem de chegada. Em poucos minutos, todos são atendidos e chamados com o anúncio do seu nome no painel eletrônico instalado no hall da unidade.
- Se chega um paciente grave imediatamente ele é acolhido e encaminhado direto para o atendimento na Sala Vermelha, como as vítimas de infarto, politraumatizadas ou com AVC, explicou Amado.
A Sala Vermelha, com quatro leitos, funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para curta permanência de no máximo 48 horas. A partir daí, se o problema não for solucionado na própria UPA, o paciente é encaminhado ao hospital.
A UPA da Barra atende casos de baixa e média complexidades, funcionando com cinco consultórios, sendo três de clínica médica, um de pediatria e um de odontologia. Diariamente são quatro clínicos de plantão e dois pediatras, incluindo sábados, domingos e feriados.
Além disso, a UPA conta com sala para eletrocardiograma, laboratório de bioquímica, que realiza todos os exames de sangue, Raio X, suturas e outros pequenos procedimentos. Amado informou que os exames mais avançados, como tomografia, são encaminhados para o Hospital Público Municipal (HPM).
- Atendemos todas as pessoas, de todas as idades, desde bebês até adultos e idosos, homens e mulheres, destacou o coordenador.
Amado informou que os pacientes que necessitam de atendimento especial são levados para a Sala Vermelha e aqueles que só precisam de um repouso, para a Sala Amarela ou de Medicação. Quem precisa dar continuidade em casa, mediante o uso de remédios, já sai da consulta direto para a Central de Medicamentos, onde adquire, de graça, os remédios que vai usar.
Existe na UPA Sala Amarela Pediátrica, com três leitos, e a Sala Amarela de Adultos, com 10 leitos, onde são tratados e liberados para casa. Há ainda dois leitos eletrônicos especiais, bem montados, ao nível de grandes hospitais privados, para pacientes que necessitam de isolamento, como os casos de tuberculose e meningite, por exemplo.
- São 1.500 metros quadrados de estrutura altamente equipada para atender a população, disse o coordenador. Ele lembrou que a UPA está preparada para atender acima de 500 pacientes por dia.
Desta forma, a UPA está desafogando as demais unidades de urgência e emergência do município, como o Pronto Socorro do Parque Aeroporto, Pronto Socorro Municipal São João Batista, UEP no Centro, Pronto Socorro Infantil de Imbetiba e Hospital Público Municipal (HPM).
Maurileno Amado informou que todos os atendimentos e procedimentos são atualizados em tempo real graças ao uso da tecnologia que permite a informatização de todos os setores e de forma integrada e instantânea. O coordenador destacou que a UPA também faz o acompanhamento do estado dos pacientes que são transferidos.
A UPA da Barra é a 30ª do Estado do Rio de Janeiro e a única na região Norte e Noroeste Fluminense. Está localizada à Rodovia Amaral Peixoto, quase em frente ao 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e ao Estádio de Futebol Cáudio Moacyr. Foi inaugurada no dia 20 de abril último pela prefeitura e o governo do estado. O investimento foi de R$ 600 mil.
O resultado tem sido tão positivo que a prefeitura já começou a limpeza para as obras de terraplanagem e infraestrutura da área onde será construída a segunda UPA do município, no bairro Lagomar, no canteiro da Avenida Quissamã, entre as ruas W 14 e W 16, atrás do terminal rodoviário. A UPA Lagomar terá acoplada uma Clínica da Família.