logo

UPA: pacientes atendidos já passam de 35 mil

26/08/2010 08:38:25 - Jornalista: Catarina Brust e Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Unidade oferece atendimento clínico geral, pediátrico, odontológico e de assistência social

A Unidade de Pronto Atendimento Iltamir Abreu (UPA) de Macaé, inaugurada em 20 de abril deste ano, já registrou, até a última terça-feira (24), 35.391 mil atendimentos. Somente 73 pacientes foram encaminhados para outras unidades de Saúde do município, como o Hospital Público Municipal (HPM) e a Irmandade São João Batista, por necessitarem de atendimento especializado. A UPA, uma parceria da Prefeitura de Macaé com o governo do Estado do Rio de Janeiro, atende sete bairros da região norte de Macaé.

A implantação da UPA refletiu diretamente na diminuição dos atendimentos dos prontos socorros do Aeroporto e o Infantil, localizado no bairro da Imbetiba, desafogando essas unidades. De acordo com o coordenador da UPA, o médico Maurileno Amado, a unidade já realizou diversos atendimentos encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, como pacientes com traumatismos e ferimentos por armas de fogo e branca. “Estabilizamos o paciente e depois fazemos o encaminhamento para o HPM que é referência de atendimento na região”, explica.

A unidade oferece atendimento clínico geral, pediátrico, odontológico e de assistência social, com quatro clínicos plantonistas, dois pediatras, um dentista (mais um assistente de consultório dentário) e uma assistente social, mais equipe de 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e administrativo. Ao todo, são 188 funcionários trabalhando na UPA, localizada no bairro da Barra de Macaé.

- Os pacientes de mais risco, como idosos, e de mais urgência, como enfartes, hipertensão e diabetes, têm prioridade no atendimento, que é feito por classificação de risco. Essa medida é a base de funcionamento da UPA e a faz uma unidade diferenciada. A UPA comporta até 48 horas de internação, pontua o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

O governo do estado já garantiu que Macaé ganhará outra UPA, desta vez no bairro Lagomar, acoplada a uma Clínica da Família.

De acordo com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Barra, representou mais um avanço no atendimento da rede municipal de saúde, que inclui também o Hospital Público Municipal (HPM) – onde a prefeitura investe por ano R$ 100 milhões -, o Hospital do Trapiche, a Unidade de Emergências Pediátricas, a cobertura da Estratégia Saúde da Família, a construção – em andamento – do Hospital de Emergências Psiquiátricas, entre outros.

- A parceria com o governado do Estado do Rio de Janeiro proporciona em Macaé importantes obras e investimentos, como a UPA, a cessão pelo estado da área onde a prefeitura construiu a Unidade de Emergências Pediátricas, a municipalização do Codin, o recapeamento asfáltico das RJs 162 e 168, a ampliação dos cursos da Uenf, a Delegacia Legal, entre outras. É fundamental para o município essa união com o governo do estado que reflete nas obras a serviço do cidadão – comenta o prefeito.

Riverton lembra que a UPA da Barra atua em casos de baixa e média complexidades, funcionando com cinco consultórios, sendo três de clínica médica, um de pediatria e um de odontologia. “O atendimento é completo porque disponibilizamos médicos e enfermeiros para os pacientes, sala para eletrocardiograma e laboratório de bioquímica que realiza exames de sangue, raio-x, além da entrega de medicamentos”, ressalta, acrescentando que a UPA da Barra está preparada para receber 500 pacientes por dia.


Fotos Relacionadas