O projeto “Encontros” está chegando na reta final. Desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, a atividade é voltada para estudantes, pais e responsáveis por estudantes e profissionais das escolas municipais. Ao todo, 48 escolas como Eraldo Mussi, Wolfango Ferreira, Raul Veiga, Amil Tanos e Samuel Brust estão recebendo o projeto, que está na fase de reestruturação das oficinas para serem realizados a partir do mês de novembro. Farão parte da programação, dinâmicas, estudos teóricos e práticos, além de troca de experiências entre os participantes sobre as vivências que acontecem com crianças e adolescentes no dia a dia escolar, casa e comunidade.
Ministrado pela equipe de orientadores educacionais que atua nas escolas municipais, o projeto segue com o tema central “Cuidar”, que até o final do ano letivo vai enfocar questões relacionadas ao “Uso do Álcool e Drogas”, como cocaína, crack e maconha, além das influências geradas pelos entorpecentes. Satisfeito, o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, vem sendo reconhecido pelos profissionais por reforçar a integração da comunidade escolar:
– Atividades como essas devem ser contínuas, pois destaca a importância dos valores éticos na formação dos alunos e os devidos cuidados que os pais e os estudantes devem ter quanto às mudanças e problemas ocorridos na sociedade, a exemplo do uso de álcool e drogas – ressaltou José Augusto.
De acordo com a coordenadora de Orientação Educacional, Eronei Leite, a proposta do debate destes assuntos é levar aos participantes reflexões e orientações quanto à identificação dos dependentes químicos, efeitos, e como lidar com essa questão no cotidiano. Já para o mês de dezembro, os temas dos debates serão “Cuidado com a evolução do uso das drogas em Macaé”. “Esta é mais uma oportunidade de saber questões legais sobre crimes, infrações e a descriminalização das drogas”, salienta Eronei.
Segundo as integrantes da coordenação de Orientação Educacional, Lis Maria Reid e Maria Erli Mendonça, os temas das palestras são definidos de acordo com as sugestões da equipe de orientadores educacionais, que estão cada vez mais entusiasmados com a participação da comunidade escolar. “Este projeto reforça a integração nos ambientes da escola e família”, finaliza Maria Erli.