Foto: João Barreto
O evento começou nesta segunda-feira (14) no auditório do Hospital São João Batista
Teve início nesta segunda-feira (14) o III Curso de Abordagem em Redução de Danos ao Uso Prejudicial de Álcool, Tabaco e outras Drogas, promovido pela Prefeitura de Macaé no auditório do Hospital São João Batista. A programação segue até dezembro. Serão 13 encontros, com certificação no término.
A equipe da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas registra que a participação de profissionais superou as expectativas. Foram destinadas 40 vagas, mas foi necessária a ampliação e estão inscritos 52 pessoas.
Neste primeiro encontro, a enfermeira Márcia Rebeca Rocha abordou sobre a sociedade e o consumo de drogas, mostrando os aspectos da abordagem de Redução de Danos. "Redução de Danos é muito mais que um programa ou uma política pública voltada para uso de álcool e outras drogas, é um respeito a vida. Ela é transversal, é preciso pensar em formas de viver melhor em vários ângulos, não só no aspecto da saúde", frisou.
A assistente social da Guarda Municipal, Érica Rangel Carvalho, afirmou que o curso é mais uma oportunidade de aprimoramento. Estão participando do cursos profissionais de diversas secretarias.
As atribuições da Escola de Redutores de Danos Peito do Pombo são: formar profissionais redutores de danos, para atuação no SUS, além de implantar programas de formação permanente de redução de danos na rede de Saúde Mental.
Abordagem - A Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas ressalta que a abordagem de Redução de Danos hoje atua na perspectiva transdisciplinar de saúde, cultura, educação, assistência social, trabalho e renda, visando a garantia do cuidado e dos direitos.
Desde de 2013 a Escola de Redução de Danos (ERD) tem contribuído para formação de profissionais mais preparados, empenhados na construção do acolhimento e cuidado às pessoas que fazem uso problemático de álcool, tabaco e outras drogas, possibilitando caminhos para inserção das mesmas, para que se tornem protagonistas de suas vidas.
A Escola é resultado de uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), a Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas (CGPOD), a Secretaria de Saúde, a Vigilância em Saúde, o Programa DST/AIDS, o Consultório na Rua, o Programa de Controle do Tabagismo, o Centro Pop, a Pousada da Cidadania, o Setor de Abordagem na Rua e a Guarda Municipal.