logo

Usuários do Caps vão cair na folia

03/02/2006 15:57:30 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Não é apenas nos barracões das escolas de samba que o ritmo anda acelerado na confecção das fantasias para o Carnaval. Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da secretaria de Saúde de Macaé, estão empenhados para fazer bonito na festa pré-carnavalesca que realizarão no dia 21 de fevereiro, pelo terceiro ano consecutivo.

Este ano, o tema da festa será “Unidos com a comunidade”, que vai ao encontro da proposta da 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que visa combater o estigma da loucura, promovendo atividades integradas com a comunidade. O terapeuta ocupacional do Caps, Julio César da Silva, explica que com atendimento e tratamento adequado as pessoas que sofrem de transtornos mentais podem e devem ser inseridas na sociedade. “Temos ex-pacientes do Caps que voltaram a trabalhar”, lembra Júlio.

A novidade este ano no Bloco do Caps é o boi pintadinho montado pelos usuários do programa. A festa também contará com a participação da secretaria de Promoção Social, através dos Grupos de Terceira Idade e dos bois pintadinhos dos bairros Botafogo, Cajueiros e Barra.

Já no clima de Carnaval, ao som de antigas marchinhas, todos se empenham na confecção dos abadas, pareôs, colares, máscaras, adereços, bandeiras e estandartes. O usuário Darlan Brito diz que não vê a hora de colocar o bloco na rua. “Gosto deste clima de descontração. Aqui no Caps todos somos animados e comemoramos sempre com muita festa as datas marcantes”, afirma.

O trabalho realizado pela Semusa tem possibilitado a reintegração de ex-pacientes à sociedade. O Caps, oferece atividades como oficinas terapêuticas, atendimento individual, grupo de familiares, oficinas de geração de renda, oficina de capoeira e teatro, oficina de humor, entre outros.

A festa, no dia 21, começa às 13h, na sede do Caps com a apresentação do grupo de seresteiras da terceira idade, que levará um repertório elaborado especialmente para o evento. Às 15h, haverá o encontro de bois pintadinhos e, em seguida, todos desfilarão a caráter pelas principais ruas do Centro.