O auditório do Colégio Estadual Luiz Reid recebe, nesta quinta-feira (25), às 18h, o ‘V Encontro de Contadores de Histórias de Macaé’, que vai ser aberto ao público e com entrada franca. Contação de histórias, sarau de poesias, apresentação de cordel e palestra estão na programação do evento que integra o projeto ‘Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias’.
O encontro vai promover a integração dos contadores de histórias da região. Já estão confirmadas as presenças dos grupos “Historiarte”, de Macaé, e “Patranha”, de Casimiro de Abreu. Também vão participar estudantes das escolas municipais Amil Tanos, no Morro de Santana, e Eraldo Mussi, nas Malvinas, com declamação de poesias e apresentação de lendas. O evento está sendo divulgado nas escolas de Macaé, especialmente naquelas com curso de formação de professores. O objetivo é proporcionar um resgate da tradição oral e o fortalecimento da identidade cultural macaense.
O vice-presidente do Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Ricardo Meirelles, fará uma palestra com o tema “Macaé uma cidade em constante transformação”. Já o Coro das Cigarras levará o sarau de poemas sobre o município com as poetisas Ivânia Ribeiro, Aurora Ribeiro Pacheco, Éstia Baptista Lima, entre outras.
Além delas, estará presente também o professor Aldo Cesar Frota Vasconcellos, que utiliza o cordel para contar as histórias de Macaé. “Nossa expectativa é a de um encontro descontraído para que todos possam conhecer mais as nossas histórias e lendas, além da arte de contar histórias”, disse Margarida Olive, do grupo “Historiarte”.