
A imunização é volta a gestantes a partir de 28 semanas de gestação e que não estejam em trabalho de parto
As gestantes de Macaé devem ficar atentas: todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão abastecidas de vacina VSR. A partir desta segunda-feira (02), esse público alvo pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa para se imunizar contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que é uma das maiores causas de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo, bebês.
A aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) é voltada a gestantes a partir de 28 semanas de gestação e que não estejam em trabalho de parto. A ação segue recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e tem como objetivo ampliar a proteção dos recém-nascidos contra formas graves da doença.
O imunizante VSR A e B (recombinante), inativado, é composto por dose única, sendo administrada a cada gestação. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas, sem necessidade de intervalo entre elas. Não há limite máximo de idade gestacional — apenas as gestantes em trabalho de parto não devem receber a dose.
A coordenadora do Programa de Imunização, Lorrainy Fagundes explica que a proteção ocorre por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê via placenta, oferecendo segurança nos primeiros seis meses de vida, período de maior risco para infecções graves, como bronquiolite e outras doenças respiratórias causadas pelo vírus.
“Na primeira fase, recebemos as doses só em algumas unidades específicas. Mas agora, ampliamos para todas. A vacina VSR foi incorporada à rotina da gestante e sempre teremos doses nas unidades”, ressalta.