Foto: Moisés Bruno
Iniciativa cumpre o objetivo de alcançar mais pessoas
João Gomes Vieira, 52 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (26), no polo itinerante de vacinação no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. “Achei ótima essa ideia de colocar a vacinação na rua”, disse. As equipes realizaram a aplicação das doses Pfizer contra a Covid em adultos e crianças a partir de cinco anos e, também, contra a Influenza (gripe), para pessoas de todas as idades acima de seis meses de vida, das 8h às 16h.
O estudante Renato Santos, 15 anos, queria se vacinar, de manhã, mas não pode porque menores só podem ser vacinados acompanhados de responsáveis. “Vou voltar à tarde com os meus pais”, afirmou. Para se vacinar contra a Covid é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS e Comprovante de Vacinação (2ª dose e 3ª dose).
A enfermeira responsável pela vacinação, nesta terça, Roberta Freitas, explicou que no Calçadão a equipe não atende crianças de até 4 anos porque para esse grupo é a vacina Coronavac, aplicada na Casa da Vacina (antiga unidade Jorge Caldas), no Centro da cidade. Segundo ainda a enfermeira, a vacinação contra a influenza está liberada para o público de toda a faixa etária.
Freitas lembrou, ainda, que a quarta dose contra a Covid está sendo aplicada para o grupo acima de 40 anos de idade e a terceira, para o público acima de 12 anos. O reforço da vacina Astrazeneca só para pessoas acima de 18 anos. A vacinação está priorizando o reforço da Pfizer nos adolescentes de 12 a 17 anos, gestantes e a segunda dose para quem tomou a primeira Pfizer.