logo

Vacinação contra febre aftosa segue até dia 30

17/11/2015 10:59:00 - Jornalista: Laís Montiero

Foto: Arquivo Secom

Animais com idade de zero a 24 meses devem ser vacinados

A prefeitura, por meio da Secretaria de Agroeconomia, está vacinando, durante esse mês de novembro, os animais da região contra febre aftosa. A segunda etapa da campanha vai seguir até o dia 30 deste mês, e é destinada aos animais com idade de zero a 24 meses de pequenos produtores que possuem rebanhos de até 50 cabeças de gado.

Nessa etapa foram adotadas mudanças no processo de vacinação. Para ter direito, o produtor deve se dirigir à sede da Secretaria de Agroeconomia e realizar um cadastro dos animais. Será feita uma avaliação, para posteriormente o produtor retirar a vacina na secretaria. Em seguida será marcada uma data para um profissional da secretaria ir à propriedade do produtor para realizar a vacinação de todos animais cadastrados.

O vírus da doença atinge principalmente os animais mais jovens, por isso a prefeitura oferece a vacina gratuita para os animais de até dois anos de vida. A vacinação dos animais bovinos é feita de seis em seis meses. Na primeira etapa, que foi realizada no mês de maio deste ano, o índice de atendimento foi de 100%. Foram atendidos cerca de 18 mil animais da região.

O veterinário da secretaria, José Carlos de Souza, alerta que a vacinação é obrigatória e sem ela os proprietários ficam impedidos de comercializar os animais, bem como os produtos provenientes dele. “A febre aftosa causa prejuízos na produção do leite e o animal perde peso, por não conseguir se alimentar, por isso é fundamental que todos os animais sejam vacinados”, afirma.

Em caso de duvidas, o produtor deve ligar para a equipe de técnicos da secretaria, pelo telefone (22) 2796-1622. A secretaria de Agroeconomia fica no Parque de Exposições Latiff Mussi. O endereço é Avenida Tancredo Neves, s/nº, São José do Barreto.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil encontramos apenas os tipos A, O e C.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal.