Foto: João Barreto
Em Macaé, a prefeitura conta com 33 postos de vacinação que funcionam de 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (10). São imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos. Em Macaé, a prefeitura conta com 33 postos de vacinação que funcionam de 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira.
Balanço parcial do setor de imunização indica que 22.843 pessoas foram vacinadas contra a gripe até quinta-feira (2). O número representa 75% do público alvo de 30.362 pessoas.
A equipe de imunização ressalta que é importante que os pais levem seus filhos ao posto o quanto antes, pois as crianças devem retornar para receber a segunda dose num período de 30 dias. Do total de 5.312 crianças como meta, já foram imunizados 4.206, o que representa 79%.
A dona de casa Fernanda Dias Araújo levou seu filho Samuel, de oito meses, para receber a vacina. “Neste período as crianças sempre ficam com a garganta irritada e a prevenção, por meio da vacina, é importante para evitar complicações por conta de uma gripe forte que possa ter”, frisou.
Também preocupados com as doenças recorrentes do inverno, o casal de aposentados Onezio Francisco Dias, 76 e Nedil Dias, 75, foram ao posto de saúde na manhã desta sexta-feira (3) para tomar a vacina contra gripe. Eles participam da campanha desde as primeiras edições. “Na nossa idade temos que tomar todas as medidas para prevenir qualquer doença e esta campanha é uma oportunidade de ficar imune da gripe e dos problemas que ela pode acarretar para nossa vida”, alertam.
Gripe - A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A - H1N1 ou gripe suína, A -H3N2 e influenza B). Estudos mostram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Os pacientes com doenças crônicas precisam apresentar prescrição médica, como receituário ou encaminhamento, sendo cópia e original na hora da vacinação. Os demais devem levar a carteirinha de vacinação.
A secretaria de Saúde também realiza vacinação aos pacientes acamados. Já foram imunizadas 150 pessoas e a equipe continua atendendo os pedidos agendados. Nos bairros onde há unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF), o trabalho é feito pela equipe da localidade. Já nos bairros onde não há ESF, os parentes ou responsáveis pelo paciente podem procurar o setor de vacinação do Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas para fazer o agendamento.