Sábado é o dia da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A meta da secretaria de Saúde de Macaé é imunizar 14.443 crianças menores de cinco anos. Para isso serão montados 54 postos em vários bairros da cidade e na região serrana.
Além da pólio, a equipe composta por 350 profissionais estará fazendo a atualização da caderneta de vacinação. Serão disponibilizadas as vacinas contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, Hib (tetravalente), sarampo, caxumba e rubéola (triviral).
Segundo a gerente do programa de Imunização, Soraia Fernandes, estão disponíveis 19 mil doses contra a poliomielite. Os locais de vacinação estão distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal, além de escolas, igrejas e associações de bairro. O horário de vacinação será das 8h às 17h. Os pais devem levar a caderneta de vacinação das crianças para que sejam atualizadas.
- Esperamos repetir este ano o mesmo sucesso de 2006, quando vacinamos 100% das crianças menores de cinco anos superando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% - ressaltou o secretário de Saúde, Luiz da Penha.
Ao longo do ano, as campanhas têm assegurado a ausência de notificação de casos no Brasil desde 1989, cumprindo o objetivo do Ministério da Saúde que é manter a erradicação da poliomielite no Brasil. É importante que todas as crianças tomem a vacinação, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.
Vacina - Rápida, segura e indolor, a vacina é aplicada por via oral, isto é, a criança recebe duas gotinhas, o que corresponde a uma dose. A segunda etapa da campanha acontece em agosto.