logo

Vacinação contra paralisia infantil e sarampo segue até o próximo dia cinco

24/11/2014 17:38:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi retomada nesta segunda-feira (24) a Campanha de Vacinação contra paralisia infantil e sarampo. Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibilizou mais de 30 postos de vacinação, nos bairros na sede do município e na região serrana. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Devem ser imunizadas, até o dia cinco de dezembro, crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

A gerente de Imunização, Cláudia Campanati, afirma que o índice de crianças vacinadas na cidade é de 60%, mas a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. "É importante que os pais procurem uma unidade próxima à sua residência o quanto antes, sem esquecer o cartão de vacinação", frisou, lembrando que a vacina é a única garantia para a erradicação destas doenças.

A vacinação contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é voltada para crianças de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina que imuniza contra o sarampo é a conhecida tríplice viral, porque protege também contra caxumba e rubéola, e deve ser aplicada em crianças a partir de um ano até menores de cinco anos.

A vacinação contra o Sarampo visa erradicar a doença, que é altamente contagiosa. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Adolescentes - A segunda dose da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) também está disponível para meninas com idade entre 11 e 13 anos. A meta da Secretaria de Saúde de Macaé é imunizar 5.128 adolescentes.

O Ministério da Saúde alerta que, para a proteção ser completa, é preciso que a adolescente tome a segunda dose seis meses após a primeira. O objetivo da vacina é imunizar contra o vírus que causa o câncer de colo de útero, reduzindo a mortalidade pela doença. Para completar a proteção, elas devem tomar a terceira dose cinco anos após a primeira fase.

A vacina já faz parte do calendário de rotina das meninas e, mesmo fora deste período, estará disponível nos postos. Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.