logo

Vacinação contra paralisia infantil termina nesta sexta-feira

29/08/2007 17:16:19 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), realizada nas unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) e no Posto de Saúde Dr.Jorge Caldas. Até nesta quarta-feira (29), foram imunizadas 16.000 crianças de zero a cinco anos de idade, superando a meta de 95% da população dessa faixa etária.

O objetivo da campanha é imunizar crianças de zero a cinco anos contra a poliomielite, uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de inícios imprevistos, súbitos. A doença ocorre em geral nos membros inferiores. .

As crianças que não participaram da primeira etapa da vacinação, ocorrida em junho, podem ser vacinadas desta vez. Além da gotinha, a secretaria disponibiliza outras vacinas para atualização do cartão de vacinação, são elas: DPT; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Hib (tetravalente); hepatite B; difteria; tétano; rota vírus e coqueluche.

Vacina - Rápida, segura e indolor, a vacina é aplicada por via oral: a criança recebe duas gotinhas, o que corresponde a uma dose. Não existe contra-indicação absoluta para a aplicação das vacinas orais contra a poliomielite, entretanto, deve ser evitada ou adiada nos seguintes casos: crianças portadoras de infecções agudas com febre (acima de 38º C), diarréia ou vômito; crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, por exemplo, estreptomicina; crianças que no passado tenham mostrado qualquer reação anormal a esta vacina; crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida, ou com deficiência imunológica congênita, nesses casos, não devem ser vacinadas.