A vacinação anti-rábica canina e felina realizada no sábado (15), em Macaé, como parte da Campanha Nacional, ultrapassou a meta estipulada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria Especial de Saúde. Foram imunizados 2.967 cães e 300 gatos, sendo que o número total desde a pré-campanha iniciada em julho é de 20.842.
A diretora técnica do CCZ, Cristina Pereira, lembra que as vacinas restantes foram encaminhadas para o ambulatório veterinário da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) e estão disponíveis para aplicação nos animais até o dia 30 de setembro, prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.
- Iniciamos a pré-campanha em julho com a meta de vacinar 20.300 animais entre cães e gatos, ao ultrapassar este número estamos certos da conscientização da população sobre a importância da vacina no controle da raiva - ressaltou.
Durante os três meses de pré-campanha, percorrendo mais de 60 localidades na sede do município e nos distritos da região serrana, a equipe do CCZ vacinou 18.146 cães e 2.700 gatos a partir de um mês de idade.
Raiva - A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive ao homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelos vírus rábico.
O cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas, a disseminação do vírus rábico na população canina está sob controle, em razão do trabalho contínuo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses, através de vacinação constante.