
Foto: Ana Chaffin
A ação especial de vacinação contra o sarampo movimentou este sábado (8).No decorrer do dia , as unidades Casa da Vacina e na Sala de Vacina do Pronto-Socorro do bairro Aeroporto receberam crianças e adultos, que mesmo com o tempo nublado procuraram a imunização. A vacina foi direcionada para a população de 5 a 59 anos . O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e prevenir novos casos da doença.
Quem perdeu a imunização neste sábado poderá receber durante esta semana nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casa da Vacina e na sala de vacinação do Pronto-Socorro do bairro Aeroporto.
A orientação é que os usuários levem o cartão de vacinação e documento de identificação no momento do atendimento. Quem não tiver o cartão de vacinação, pode verificar a situação vacinal por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
Sarampo - A vacina aplicada foi a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A imunização foi indicada para pessoas com idades entre 5 e 29 anos que não foram vacinadas ou possuem esquema vacinal incompleto e devem iniciar ou completar as duas doses recomendadas. Além disso, pessoas entre 30 e 59 anos que ainda não foram vacinadas receberam uma dose única.
Muitos aproveitaram o dia de sábado para colocar a caderneta de vacinação em dia. O casal Frederico Neves de Aguiar e Priscila do Amaral de Aguiar levaram o filho Joaquim, de 11 anos, para receber a vacina. Todavia, a família também recebeu imunização e saiu da Casa da Vacina comemorando a atualização.
“A saúde é nossa prioridade. Nosso filho caçula não precisou vacinar, mas hoje além da vacina contra sarampo, nosso foco foi a da hepatite, HPV”, contou Priscila
"A imunização é a principal forma de evitar o ressurgimento dessas doenças”, finalizou.