Foto: Tiago Ferreira
Meia Danilo foi bem marcado pelo jogadores do Criciúma no jogo
CRICIÚMA, SC - A vantagem de 3 a 2 construída no jogo de ida não foi suficiente para o Macaé Esporte garantir, de forma inédita, a sua vaga na Série B do Brasileiro de 2011. Na tarde deste sábado (23), no Estádio Heriberto Hülse, o Alvianil Praiano perdeu por 2 a 0 para o Criciúma e acabou eliminado da competição.
O destaque negativo da partida foi o trio de arbitragem, encabeçado pelo goiano André Luiz de Freitas Castro, aspirante ao quadro da Fifa. No final primeiro tempo, anulou um gol legítimo do meia André Gomes. No lance, o assistente Cristhian Passos Sorence assinalou impedimento. Já no início da etapa final, o árbitro deixou de marcar uma penalidade no atacante Edivaldo.
- A gente fez um trabalho sério durante cinco meses, com investimento alto, e vem um árbitro desse e estraga tudo. Foram dois lances cruciais que não podem ser cometidos por um juiz que aspira ganhar a chancela da Fifa - desabafou, após o jogo, o presidente em exercício do Macaé, Valter Luis Medeiros Bittencourt, o Valtinho.
O jogo
Mesmo com quase 20 mil torcedores contra, o Macaé Esporte não se intimidou e começou o jogo ditando o seu ritmo. Aos 11min, o lateral-direito Johnatan recebeu na entrada da área e arriscou. A bola saiu tirando tinta do travessão. A resposta do time da casa veio dois minutos depois. Marcos Denner fez jogada individual, entrou na área e cruzou para trás. A bola sobrou limpa para Têti, que chegou batendo. Mas, ele pegou muito mal e a bola saiu por cima do gol.
Mas, aos 25min, o Criciúma fez o seu gol. O lateral-esquerdo Reinaldo foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Marcos Denner, que subiu sozinho e testou com força para o fundo das redes. O Macaé foi para cima do Tigre em busca do seu gol de empate. E até fez. Aos 42min, Johnatan cruzou, a bola quicou na grande área e André Gomes marcou de cabeça. Porém, o gol foi anulado erradamente pela arbitragem.
O Alvianil ainda teve outra chance para empatar antes do intervalo. Aos 45min, Raphael Aguiar cruzou da direita e o atacante Edivaldo cabeceou para a defesa segura do goleiro Agenor. Mas, o camisa um do Criciúma apareceu bem mesmo na etapa final, quando fez pelo menos duas grandes defesas e salvou a equipe da casa.
Logo aos 2min, o meia André Gomes cobrou falta à direta da grande área e quase surpreendeu Agenor. Atento, ele colocou a bola pela linha de fundo como pôde. Dois minutos depois, mais polêmica. Após centro da direita, Danilo cabeceou, o goleiro do Criciúma fez boa defesa e, no rebote, Edivaldo estava pronto para marcar quando foi seguro por Fábio Santana. Penalidade ignorada pelo árbitro.
Aos 20, Bruno Luiz, que acabara de entrar no lugar de Danilo, recebeu cara a cara com Agenor, mas na hora do chute bateu em cima do goleiro, que voltou a salvar o Criciúma. Mas, o Tigre matou o jogo aos 37 minutos. Em rápido contra-ataque, Roni recebeu dentro da área, bateu cruzado e chutou para o fundo da rede. Na comemoração, ele recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.
O gol caiu como uma ducha de água fria no Macaé. O time até pressionou nos minutos finais, mas os donos da casa souberam administrar a vantagem e festejaram o acesso depois do apito final do árbitro.
- Futebol tem dessas coisas. Fomos melhores do que o Criciúma nos dois jogos, mas o que vale é bola na rede. Sofremos dois gols bobos neste segundo jogo e merecíamos uma sorte melhor. Dominamos a partida, criamos as chances e fomos prejudicados em dois lances capitais. Mas, o grupo está de parabéns pela dedicação - frisou o técnico Dário Lourenço.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 2 x 0 MACAÉ
Data/Hora: 23/10/2010 – 17h
Local: Estádio Heriberto Hülse
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Cartões amarelos: Charles Vágner, Têti e Roni (CRI); Johnatan, Bill, Gedeil e Danilo (MAC)
Cartão vermelho: Roni (CRI)
>> Criciúma: Agenor; Fábio Santana, Rogélio, Nino e Reinaldo; Gavião (Charles Vágner, 33’1°T), Mika, Têti (Roni, 17’2°T) e Diogo Oliveira (Rodrigo, 40’2°T); Lins e Marcos Denner. Técnico: Argel Fucks.
>> Macaé: Éverton; Johnatan, Otávio, Daniel Melo e Bill; Gedeil (Ramon, 38’2°T), Osmar, André Gomes e Danilo (Bruno Luiz, 17’2°T); Raphael Aguiar e Edivaldo (Robson, 29’2°T). Técnico: Dário Lourenço.