O presidente da Macaé Trânsito e Transportes – Mactran, Fernando Magalhães, esclarece aos usuários de vans intermunicipais que somente as autorizadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários – Detro/RJ, têm permissão do município para circular no perímetro urbano, a partir da implantação do Sistema Integrado de Transportes, no próximo sábado (04). Mas mesmo autorizadas pelo Detro, as vans não poderão ter pontos, garagens ou logradouros públicos do município utilizados como terminais. As vans intermunicipais, que não constarem das relações autorizadas pelo órgão estadual serão apreendidas.
Os passageiros das linhas municipais alimentadoras, feitas por vans e micro-ônibus, não vão pagar a passagem desses veículos. Somente a passagem do ônibus será paga no guichê do terminal. O passageiro, ao pagar a passagem, vai entregar um tíquete, que recebeu na van ou micro-ônibus. O tíquete vai ser o comprovante dos veículos alimentadores junto às empresas de ônibus, para posterior acerto do transporte integrado, quando vão receber das empresas o pagamento pelo serviço.
Segundo o coordenador de Transporte, Jayme Couto, os usuários do bairro Lagomar vão ter ônibus, fazendo o percurso nas linhas alimentadoras. Ali, os passageiros não vão contar com vans e micro-ônibus nesse serviço.
Jayme Couto informou que o direito de não pagar a passagem nas linhas alimentadoras é somente para quem vai pegar ônibus nos terminais, entrando no sistema. Quem não vai pegar ônibus nos terminais, deverá pagar o trajeto feito pela van ou micro-ônibus ponto a ponto. Jayme exemplificou. “Se o usuário pegar uma van municipal na Imbetiba e saltar na Praia Campista, pagará a passagem relativa ao percurso, com o preço da van, pois não entrou no sistema integrado”, concluiu.