O Vasco da Gama conquistou, na manhã de sábado (28), o bicampeonato da Macaé Cup de Futebol Sub-13. Na decisão realizada na sede campestre do Clube Cidade do Sol, o Gigante da Colina derrotou o rival Fluminense por 4 a 3 após empate sem gols no tempo normal.
Pela quarta vez o campeonato, que em 2007 chegou a sua quinta edição, foi decidido nas cobranças de pênaltis. O Vasco foi o primeiro campeão e, em 2003, também venceu o Fluminense nas penalidades. Em 2004, foi a vez do Tricolor das Laranjeiras levar a melhor sobre o Vitória/BA. No ano passado, o Inter/RS levantou o caneco ao passar pelo Fluminense nos pênaltis. Apenas em 2005 o Botafogo venceu no tempo normal, derrotando o Flamengo por 3 a 1 na grande final.
Na finalíssima deste ano, Vasco e Fluminense fizeram um jogo muito equilibrado, principalmente na etapa inicial, quando as duas equipes criaram boas chances para marcar. Já no segundo tempo, os vascaínos tiveram mais oportunidades e o Tricolor saiu para o jogo apenas nos contra-ataques. Mas a igualdade no placar prevaleceu até o fim do tempo regulamentar.
Nos pênaltis, o Flu começou batendo com Cyro e o goleiro Leonan defendeu. Bom para Guilherme deixar o Vasco em vantagem. O Tricolor empatou com Moisés, mas os vascaínos fizeram 2 a 1 com Reginaldo. Na terceira série, Diego marcou para o Fluminense e o Vasco perdeu a sua penalidade com Romário. O empate prevaleceu na quarta cobrança (3 a 3) com Daniel marcando para o Flu e Valton para o Gigante da Colina.
A decisão do título ficou para a quinta e última penalidade. O atacante Lucas Marangá, do Flu, bateu duas vezes e nas duas o goleiro Leonan brilhou para o Vasco. Na primeira, o assistente Luiz Henrique Vilela sinalizou que ele teria se adiantado no momento da cobrança. Lucas chutou novamente e, assim como na primeira penalidade, Leonan defendeu no mesmo canto, porém sem se adiantar. Depois, Fernando fez 4 a 3 para o Vasco, campeão da 5ª Macaé Cup Sub-13.
Na cerimônia de premiação, organizada pelos desportistas Tony Batalha e Maurício Mahon, o goleiro do Fluminense Yan, o menos vazado do campeonato, recebeu o troféu do diretor de Esportes do Cidade do Sol, Olavo Silveira Filho. O artilheiro da Copinha foi o atacante Douglas Mendonça, do Madureira, com 12 gols.
Na seqüência, o vereador Paulo Antunes entregou o troféu de vice-campeão ao Fluminense. Para fechar a festa, o assessor Wilson Natalino, que representou no evento o secretário executivo de Esporte e Lazer Teodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho, entregou o troféu de campeão ao Vasco da Gama.
FICHA TÉCNICA
VASCO DA GAMA 0 X 0 FLUMINENSE (PÊNALTIS: VASCO 4 X 3)
Data/Hora: 28/07/2007 – 11h
Local: Clube Cidade do Sol
Árbitro: Edimar Medeiros
Auxiliares: Luiz Henrique Vilela e João Guanais
Cartões amarelos: Matheus (VAS); Moisés (FLU)
>> Vasco: Leonan; Valton, Júnior (Marcos), Matheus e Adriel; Jonatas, Henrique (Waldir), Fernando e Guilherme; Romário e Reginaldo. Técnico: Leandro Simpson.
>> Fluminense: Yan; Wallace, Cyro, Moisés e Igor (Gabriel Conde); Diego, Carlos Sandro, Matheus (Ruan) e Iago; Pedro Paulo (Douglas Coutinho, depois Daniel) e Lucas Marangá. Técnico: Carlos Stoffel.