logo

Veículos envolvidos em acidente não prestavam serviço ao município

05/11/2021 15:05:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Assessoria Mobilidade Urbana

Fiscais de Transportes da Mobilidade Urbana visitaram os locais de manutenção da frota

Com intuito de buscar esclarecimentos, apurar e dar mais transparência aos fatos ocorridos na terça-feira (2), na garagem da concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou uma fiscalização às instalações da empresa, nesta quinta-feira (4). Acompanhados pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, e pelo coordenador de Transportes da pasta, Luiz Carlos Moreira, fiscais da Coordenadoria de Transportes foram recebidos pelo diretor executivo da concessionária, Carlos Eduardo Gomes Rocha. O objetivo do município foi exercer seu papel de órgão fiscalizador perante o serviço prestado pela concessionária.

Foi constatado que os ônibus envolvidos no acidente não pertenciam à frota em uso pela concessionária para o município e estavam em manutenção/lanternagem para serem entregues à outra empresa, após já terem sido vendidos. A concessionária informou que todo o processo legal foi feito e aguarda o andamento para ser apurado se houve falha mecânica ou humana no momento do acidente.

No mesmo dia em que ocorreu o fato dentro da garagem da concessionária, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana entrou em contato com os responsáveis pela concessionária para solicitar informações. Também foi enviado ofício, na quarta-feira (3), pedindo esclarecimentos, do acidente ocorrido na terça-feira, às 14h, dentro das instalações da concessionária.

“Nos solidarizamos com os familiares e nos comovemos com a fatalidade dos acontecimentos. Mas, devemos exercer nosso papel de agente fiscalizador do contrato de concessão em vigor com a prefeitura. Temos a obrigação de dar um retorno aos usuários e transparência aos fatos ocorridos. Por isso, além da documentação enviada à concessionária pedindo esclarecimentos, viemos com os fiscais de transportes, que atuam diariamente na fiscalização do serviço, para verificar o andamento dos procedimentos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana.

Em resposta ao ofício, a empresa informou que “embora o evento tenha ocorrido nos domínios da concessionária, os objetos causadores não se inserem no escopo da concessão e garantem ao município desnecessidade de investigação do fato”.

Os fiscais da Coordenadoria de Transportes da Mobilidade Urbana visitaram os locais de manutenção da frota com o engenheiro de segurança do trabalho da concessionária, Flávio da Silva Mancini, o coordenador de manutenção regional, Diego Rodrigues e o responsável pela manutenção, Eder Silva.

Foi constatado que todos os procedimentos de segurança e manutenção dos veículos que atendem aos usuários do transporte público de Macaé estão sendo realizados.


Fotos Relacionadas