Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento começa na próxima terça-feira (2), no auditório da Cidade Universitária, com início previsto para as 18h e término às 22h. Temas como inclusão digital, Internet, drogas, emprego, meio ambiente, medicina e outros serão abordados por diversas autoridades, que dominam os respectivos conhecimentos. O evento prossegue até quinta-feira (4).
- Ciência e Tecnologia envolve também a ciência social e a inclusão digital, a ciência tecnológica e econômica e a ciência ambiental e médica, comentou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia. O evento é uma realização do Ministério da Ciência e Tecnologia, da secretaria municipal especial de Desenvolvimento Sustentável, da secretaria executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia e da prefeitura de Macaé, com apoio da Petrobras.
Para a próxima terça-feira, Guto conta que haverá quatro palestras, envolvendo ciência social e inclusão digital. As palestras são as seguintes: Inclusão Digital, com Celso Fernandes Júnior; Drogas na Adolescência, ministrada pela terapeuta ocupacional Marta Almeida; O Mundo do Trabalho, a ser proferida pelo secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, e Câncer de Mama, com a vereadora Marilena Garcia.
Na quarta-feira (3), é a vez de se tratar ciências tecnológicas e econômicas. Para isso, conta Guto, falarão sobre Geo Processamento, José Garcia e Alfredo Manhães, funcionários da prefeitura. A respeito de Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, quem vai abordar será o subsecretário de Inovação e Inclusão Digital, Willian Brandt. Enquanto que o consultor e pesquisador de acesso digital, Horácio Soares, tratará sobre o tema Como Desenvolver Sites Atraentes.
No último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (4), os assuntos principais irão se referir a ciência ambiental e médica. Para isso, Margarete de Oliveira, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, levará o público à reflexão sobre Prioridades de Pesquisa para Saúde: O Papel do Ministério da Saúde.
Já Cláudia Coeli falará sobre Avaliação de Risco à Saúde das Populações Expostas a Resíduos da Exploração de Petróleo. Ela pertence ao Departamento de Epidemiologia da UERJ e é membro do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ. A última palestra do dia caberá a Raquel Coelho, cujo tema é Política do CNPq para Apoio a Projetos de Pesquisa. Ela faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além dos conhecimentos ministrados pelos especialistas, haverá participação de debatedores. Fernando Carneiro, do Departamento de Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e Marilena Garcia, vereadora da Câmara Municipal de Macaé, irão desenvolver e aprofundar os temas, promovendo aprofundamento cultural e senso crítico, através de comentários e questionamentos.