logo

Verão: cuidados com o Aedes aegypti devem ser redobrados

09/01/2015 09:53:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Neste período, a profileração do Aedes aegypti é maior.

As temperaturas elevadas e as chuvas irregulares são os principais fatores para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A Secretaria de Saúde de Macaé orienta a população para que redobre os cuidados. De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é fundamental a participação dos moradores na prevenção dessas doenças. Medidas simples como o armazenamento correto do lixo e a remoção de todos os objetos que possam acumular água, são importantes para evitar a infestação do inseto.

Os ovos do mosquito são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver. Entre os principais criadouros estão vasos, pneus, garrafas, caixas d’água, tonéis e outros depósitos que possam acumular água.

Durante o ano, são realizadas diversas ações nos bairros, principalmente, nos que registram maior número de notificações, visando conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes e, consequentemente, controlar o surgimento de novos casos das doenças.

Foram feitas visitas domiciliares, nas quais os agentes de endemias orientaram os moradores, bem como o bloqueio de bomba costal e tratamento focal e perifocal. Também foram desenvolvidas atividades de educação em saúde e mutirões.

Viagem – Outra orientação é que antes de viajar as pessoas façam uma vistoria em casa e no quintal para eliminar os depósitos que possam servir de criadouro do mosquito.



Fotos Relacionadas